Na semana do seu aniversário de 121 anos, que ocorre no próximo domingo, dia 15, o Grêmio busca obter uma importante vitória fora de campo relacionada ao seu treinador, Renato Portaluppi. Tudo porque o STJD, na última semana, aplicou gancho de quatro jogos no técnico em função dos acontecimentos do duelo diante do Bahia, fora de casa, no primeiro turno do Brasileirão.
Na ocasião, Renato tirou todos os profissionais do banco de reservas antes do jogo acabar em protesto às decisões da arbitragem. Em seguida, acusou o presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana, Jailson Freitas, de interferência externa na expulsão do centroavante Diego Costa.
Para não ficar sem o seu técnico na beira de campo, o Grêmio, através do seu departamento jurídico, entrará com um pedido de efeito suspensivo já para o jogo de domingo, às 16h, contra o Bragantino, fora de casa. Há expectativa positiva de uma vitória nos bastidores para liberar Renato desta punição já a partir da próxima rodada.
O caso de Diego Costa é diferente. Também expulso contra o Bahia em Salvador, o centroavante pegou dois jogos de suspensão e já cumpriu um. Para este caso, não cabe efeito suspensivo. Assim, ele ficará necessariamente de fora do duelo em Bragança Paulista.
Sem Renato, quem treinará o Grêmio?
Caso Renato não treine o time na beira de campo, a tendência é que o seu principal assistente, Alexandre Mendes, dirija a equipe. Porém, o próprio treinador tem promovido um rodízio entre os seus auxiliares, já que também conta com Marcelo Salles e James Freitas.
“Sim, estou fazendo revezamento. Como faço muitas vezes com os jogadores. Nem sempre o Alexandre estará disponível e os outros precisam ter o trabalho no banco juntamente comigo. Daqui a pouco acontece uma coisa com o Alexandre e o pessoal já está entrosado no trabalho. Estresse com o Alexandre? De maneira alguma. Ele é meu amigo há décadas. Para vocês terem uma ideia, quem me pega no hotel todo dia de manhã é o Alexandre. As pessoas gostam de falar um monte de coisa”, explicou Renato, em entrevista ao canal “Careca de Saber TV”.