A direção do Grêmio, representada pelo presidente Alberto Guerra, ficou desapontada com a atitude do técnico Renato Portaluppi em deixar o Beira-Rio às pressas depois do Gre-Nal para ir ao Rio de Janeiro. O treinador partiu ao Aeroporto Salgado Filho logo depois da vitória do Inter de 3×2 e a coletiva para falar do time foi dada pelo seu auxiliar, Alexandre Mendes.
Guerra, que também deu coletiva, mostrou todo o seu desconforto com a situação e disse ter exigido a permanência de Renato para dar entrevista. Porém, o treinador tomou individualmente a decisão de ir viajar para um compromisso nesta segunda pela manhã. Mesmo decepcionado, o Grêmio descarta demitir o treinador:
- Magrão provocou Luan depois da vitória no Gre-Nal, afirma presidente do Grêmio
- Rochet sofreu fissura na costela em treinamento da semana e pediu para atuar no Gre-Nal
“Não chamaria de indisciplina. Ele tem um compromisso que é real. Não foi embora por querer. Ele tem um compromisso amanhã de manhã e teria que ir hoje. Mas também acho que deixar o clube depois de uma derrota, sem dar explicação, não foi a decisão mais correta. A gente precisa mostrar para ele a nossa insatisfação com relação a isso”, disse Guerra.
“A gente poderia exigir e exigiu. Mas ele tinha compromisso e saiu. Eu não posso trancar o Renato numa sala e dizer que dali ele não sai sem dar coletiva. Uma das razões que estou aqui é que ninguém do Grêmio concordou com essa decisão do treinador. Internamente a gente vai avaliar isso. O presidente e o Conselho não estão de acordo. Eu soube há alguns dias. Sinceramente, em véspera de clássico a gente evita atritos. A gente esperou o resultado e, mesmo sendo negativo, ninguém esperava que ele tomasse essa decisão”, acrescentou o presidente.
Foto de Renato viraliza após derrota do Grêmio
Momentos depois do Gre-Nal, uma foto em que Renato aparentemente aparece em uma fila de embarque no aeroporto viralizou na web e foi compartilhada por diversos perfis e páginas:
https://twitter.com/futebol_info/status/1711152608184766785
https://twitter.com/PlanetaTri1903/status/1711153728827367755
Renato Portaluppi embarcando para o Rio de Janeiro após deixar o Beira-rio sem participar da entrevista coletiva depois de uma derrota no Grenal pic.twitter.com/toPnu3GlTR
— BLITZ Tricolor (@blitztricolor) October 8, 2023