O Grêmio confirmou oficialmente neste domingo (30) que aceitou uma proposta do Porto por Gabriel Mec. O meia-atacante de 18 anos recebeu autorização do clube para viajar a Portugal, onde dará sequência aos procedimentos necessários para a possível transferência. O negócio avançou de forma significativa, mas ainda depende das etapas finais antes de ser tratado como concluído.
Em comunicado, o Tricolor deixou claro o estágio atual da operação e informou que fará uma nova manifestação somente depois da definição de todos os trâmites.
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que aceitou uma proposta do Futebol Clube do Porto por Gabriel Mec. O atleta foi autorizado a viajar para Portugal, onde dará sequência aos trâmites relacionados a uma possível transferência. Caso o negócio seja concluído, o Grêmio anunciará oficialmente”, informou o clube.
+ Grêmio cumpre objetivo importante com venda de Gabriel Mec; entenda
A negociação também apresentou uma mudança importante nos valores durante as últimas horas. A primeira cifra divulgada para a investida portuguesa era de 8 milhões de euros, informação apresentada inicialmente pelo jornalista Jeremias Wernek. Com o avanço das conversas, o Porto aumentou as condições financeiras e o negócio chegou ao patamar de 10 milhões de euros.
O Grêmio possui 80% dos direitos econômicos de Gabriel Mec. Considerando o valor de 10 milhões de euros informado para a operação, a participação econômica tricolor corresponde a 8 milhões de euros, antes de eventuais despesas, comissões ou outros componentes relacionados à transferência. O aumento em relação à primeira cifra divulgada foi de 2 milhões de euros.
Idioma pesou na escolha de Gabriel Mec por Portugal
A posição do próprio jogador foi determinante para o avanço desta vez. Gabriel Mec aceitou a possibilidade de atuar em Portugal, e um dos fatores de maior peso foi justamente o idioma. A avaliação foi de que o país oferece uma adaptação mais viável para a primeira experiência do jovem fora do Brasil, especialmente pela possibilidade de manter o português no cotidiano.
Esse elemento ajuda a explicar por que o desfecho caminha de maneira diferente em comparação com outras investidas recebidas pelo jogador. Gabriel Mec recusou possibilidades de transferência para Ucrânia e Rússia, destinos que apresentavam uma adaptação considerada mais difícil, com a questão linguística entre os fatores levados em consideração.
A situação da Ucrânia, inclusive, já havia provocado uma negociação importante nesta temporada. Em julho, Gabriel Mec recusou a transferência para o Shakhtar Donetsk mesmo depois de o Grêmio aceitar uma proposta de 12 milhões de euros, além de bonificações. O clube ucraniano também havia tentado contratar o jovem anteriormente, sem conseguir o aval do atleta.
Mais recentemente, o Fenerbahçe, da Turquia, também procurou informações sobre Gabriel Mec. O movimento, porém, permaneceu no estágio de sondagem e não evoluiu para uma proposta formal ao Grêmio. O Porto avançou na sequência, apresentou condições concretas e encontrou uma resposta positiva tanto do clube gaúcho quanto do jogador.
Portugal oferece ainda a Gabriel Mec a possibilidade de iniciar a trajetória europeia em um ambiente com adaptação cultural mais simples. A facilidade do idioma teve peso justamente porque o jogador vinha sendo criterioso na escolha do primeiro destino fora do Brasil, mesmo quando o Grêmio recebia propostas financeiramente superiores.
Agora, a negociação entra na etapa final. Gabriel Mec está autorizado a viajar para Portugal e deverá cumprir os procedimentos necessários antes da formalização definitiva. Somente depois da conclusão dos trâmites, incluindo as etapas previstas pelo Porto, a transferência poderá ser oficialmente anunciada pelos clubes.









