Citado como alvo do Grêmio no início do ano, Gabigol é suspenso por dois anos do futebol

Jogador do Flamengo teria feito uma tentativa de fraude em exame antidoping

Publicidade

Por tentativa de fraude em exame antidoping, o atacante Gabigol, do Flamengo e que foi citado como alvo do Grêmio no começo de 2024, está suspenso do futebol por dois anos. O julgamento iniciou na semana passada e terminou nesta segunda por parte da Justiça Desportiva Antidopagem, que teve votação apertada em 5×4 a favor da punição do atleta – ainda cabe recurso.

A infração se refere ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que cita “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código indica suspensão de até quatro anos em caso de condenação. A pena do jogador vale a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT do Flamengo. Ou seja, Gabigol poderá voltar a jogar a partir de abril de 2025.

De acordo com o portal Globoesporte.com, a “defesa contou com o testemunho bioquímico LC Cameron, que foi chamado para discutir métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. Ele foi questionado pelos advogados que representam Gabigol, pela Procuradoria do tribunal e pelos auditores. No depoimento, Cameron informou que, principalmente do ponto de vista do resultado da coleta, não haveria transgressão”.

Nota oficial do Flamengo sobre Gabigol

O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.

Ajude o Rio Grande do Sul – Doe pelo PIX – CNPJ: 92.958.800/0001-38

Ajude o Rio Grande do Sul
Chave PIX - CNPJ: 92.958.800/0001-38 Instituição: Banrisul Nome: SOS Rio Grande do Sul