Com Inter descartado, Fifa divulga data do “Super Mundial” e Grêmio ainda tem chance de entrar

Competição iniciará em 2025 e será disputada em período similar ao da Copa América e Eurocopa

Publicidade

Com o Grêmio ainda tendo chance de disputar, a Fifa anunciou oficialmente a data do Mundial de Clubes de 2025, que passará a ter 32 equipes com fase de grupos, mata-mata e formato semelhante ao da Copa do Mundo. A disputa inaugural acontecerá nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho, já tendo 19 times – veja a lista aqui – garantidos faltando mais de um ano para a realização.

No Brasil, já estão garantidos o Palmeiras, o Flamengo e o Fluminense, que venceram, respectivamente, as Libertadores de 2021, 2022 e 2023. A única chance do Grêmio participar é se vencer a Libertadores de 2024; o Inter, que não jogará a edição do torneio continental do ano que vem, já está automaticamente fora do “Super Mundial”.

A Fifa estabeleceu que o limite de classificação é de dois representantes por país, a não ser que os times tenham buscado a vaga via competição continental, que é o caso do Brasil. Os outros classificados do continente são via ranking, que não vai considerar as equipes brasileiras para a edição de 2025 do Mundial.

O formato do novo Mundial

Lembrando a Copa do Mundo, o novo Mundial – que será jogado de quatro em quatro anos – terá oito grupos de quatro times, que jogarão entre si em turno único. Os dois melhores se classificam às oitavas de final e aí haverá o mata-mata em jogo único até a final. Não está prevista a realização de disputa de terceiro e quarto lugar.

Copa Intercontinental volta

O Mundial de 2023 será o último no atual formato e já a partir de 2024 ocorrerá a volta da Copa Intercontinental. O campeão europeu previamente estará garantido na final, enquanto o sul-americano disputará um playoff com outros campeões continentais para chegar até a decisão.

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas