
Com o Grêmio ainda tendo chance de disputar, a Fifa anunciou oficialmente a data do Mundial de Clubes de 2025, que passará a ter 32 equipes com fase de grupos, mata-mata e formato semelhante ao da Copa do Mundo. A disputa inaugural acontecerá nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho, já tendo 19 times – veja a lista aqui – garantidos faltando mais de um ano para a realização.
No Brasil, já estão garantidos o Palmeiras, o Flamengo e o Fluminense, que venceram, respectivamente, as Libertadores de 2021, 2022 e 2023. A única chance do Grêmio participar é se vencer a Libertadores de 2024; o Inter, que não jogará a edição do torneio continental do ano que vem, já está automaticamente fora do “Super Mundial”.
No radar do Grêmio para 2024, Deyverson admite que trabalhar com Renato “seria maneiro”A Fifa estabeleceu que o limite de classificação é de dois representantes por país, a não ser que os times tenham buscado a vaga via competição continental, que é o caso do Brasil. Os outros classificados do continente são via ranking, que não vai considerar as equipes brasileiras para a edição de 2025 do Mundial.
O formato do novo Mundial
Lembrando a Copa do Mundo, o novo Mundial – que será jogado de quatro em quatro anos – terá oito grupos de quatro times, que jogarão entre si em turno único. Os dois melhores se classificam às oitavas de final e aí haverá o mata-mata em jogo único até a final. Não está prevista a realização de disputa de terceiro e quarto lugar.
Copa Intercontinental volta
O Mundial de 2023 será o último no atual formato e já a partir de 2024 ocorrerá a volta da Copa Intercontinental. O campeão europeu previamente estará garantido na final, enquanto o sul-americano disputará um playoff com outros campeões continentais para chegar até a decisão.