Em entrevista concedida nesta semana à Rádio Bandeirantes, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, abriu a possibilidade de o Gauchão de 2022 ser transmitido em outra emissora que não a TV Globo, de sua afiliada RBSTV, que mantém os direitos de transmissão do estadual já há muitos anos.
O dirigente confirmou que as conversas já estão acontecendo, mas ainda não se tem uma definição oficial em relação à próxima temporada:
“Estamos em conversa com a atual detentora do televisionamento. Ainda não vetamos essa negociação, essa conversa. A Federação já foi sondada por outras empresas interessadas na transmissão. Eu espero que em torno de 15 dias tenhamos uma definição em relação ao novo contrato de transmissão televisiva do Campeonato Gaúcho”, declarou Hocsman.
Ao contrário da última década, quando a Globo reinou absoluta nos direitos dos jogos da maioria dos campeonatos, agora outras emissoras de TV aberta cresceram na disputa. A Record, por exemplo, já garantiu o Paulistão e o Carioca, enquanto o SBT – que já tem a Libertadores e a Champions League – fechou com a Copa do Nordeste e o Paranaense.
Dentro de campo, o Grêmio vem mantendo uma hegemonia já de quatro anos tendo vencido os campeonatos de 2018, 2019, 2020 e 2021.