O colorado Gabriel Carvalho começou a deixar sua marca na primeira experiência no futebol europeu. Revelado pelo Inter, o meia-atacante marcou o primeiro gol com a camisa do Shakhtar Donetsk na vitória por 3×0 sobre o Vilkhivtsi, pela Copa da Ucrânia.
O gol aconteceu aos 44 minutos do primeiro tempo. Depois de uma troca rápida de passes, Azarov encontrou Gabriel pelo centro e o brasileiro finalizou no canto direito para fazer o segundo gol do Shakhtar. O próprio clube ucraniano destacou em sua publicação oficial que foi a primeira vez que o ex-colorado balançou as redes pela equipe.
A evolução de Gabriel na Ucrânia também é acompanhada pelo Inter por uma razão financeira. O jogador pertence ao Al-Qadsiah, da Arábia Saudita, e está emprestado ao Shakhtar até 30 de junho de 2027, com possibilidade de transferência definitiva.
+ Saída de Pezzolano repete padrão de toda a gestão Barcellos no Inter; veja ano a ano
Inter pode receber em uma futura compra
Quando o negócio foi acertado, a imprensa gaúcha informou que a opção de compra foi fixada em 18 milhões de euros. O Shakhtar não é obrigado a executar a cláusula, portanto o valor não representa uma receita garantida.
Para o Inter, entretanto, uma eventual transferência definitiva pode significar novo ingresso de recursos. Na venda de Gabriel ao Al-Qadsiah, o Colorado preservou um percentual não divulgado sobre uma negociação futura. O clube também pode ter direito a valores pelo mecanismo de solidariedade da FIFA.
O Zona Mista mostrou em agosto a mudança de Gabriel Carvalho para o Shakhtar, justamente com a possibilidade de o negócio voltar a produzir reflexos financeiros para o Inter.
Gabriel disputou 30 partidas pelo profissional colorado, com um gol e três assistências, antes da transferência para a Arábia Saudita. Agora, aos 19 anos, tenta ganhar espaço no mercado europeu.
O primeiro gol não aciona qualquer cláusula de compra, mas representa um novo passo esportivo durante o período em que o Shakhtar decidirá se pretende fazer o investimento previsto no acordo.
+ Os bastidores da demissão de Pezzolano e os nomes que surgem no radar do Inter









