Na avaliação do comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, o árbitro Anderson Daronco teve atuação correta no Gre-Nal 441, no Beira-Rio, neste domingo, que terminou com vitória de virada do Inter por 3×2. O comunicador entende, por exemplo, que o Grêmio não tem razão em reclamar do pênalti convertido por Alan Patrick, nos acréscimos, que decretou o placar final do confronto.
A crítica gremista é sobre a falta ter sido fora da área, algo que Diori entende ter sido em cima do linha, o que configura, por regra, a penalidade máxima. O comentarista ainda deixou uma crítica ao zagueiro gremista Walter Kannemann:
- Coudet vibra muito com a torcida do Inter e sai em defesa de Renê: “Vai continuar jogando”
- Kannemann se revolta com Daronco e critica pênalti decisivo para o Inter: “Dois metros fora”
“O Daronco minimizou a ausência do VAR no Beira-Rio. E, no grande lance do jogo, o mais importante e dramático, aos 49 minutos do segundo tempo, ele foi extremamente preciso ao marcar o pênalti do Kannemann no Alan Patrick. Um lance difícil, que o Kannemann, que joga outro esporte e não futebol, se agarra e se atira nas pernas do jogador. Acaba pegando a perna do Alan Patrick em cima da linha grande área. Marcação acertada de Daronco e se o VAR estivesse presente não teria mudado uma vírgula das decisões importantes do árbitro neste jogo”, comentou Diori, antes de acrescentar:
“Não era um jogo normal, era um Gre-Nal. E o Daronco tratou esta partida de maneira diferente. Conduzindo desta maneira, ele irritou tanto os gremistas quanto os colorados, porque é um jogo que eleva a régua para a marcação de faltas e para a aplicação de amarelo”.
Grêmio pressionou bastante a arbitragem de Anderson Daronco – Foto: Roberto Vinicius/AGAFOTO/Zona MistaRenato conversou com Daronco
Tendo outro ponto de vista, Renato disse ter visto o lance várias vezes e concluiu que foi, sim, fora da área. E que, por consequência, o Grêmio saiu prejudicado do Beira-Rio já na noite deste domingo. Em coletiva, o treinador gremista chegou a dizer que o resultado seria outro com a presença do VAR.
“No fim do jogo, teve pênalti legítimo no André. Ninguém vai me tirar da cabeça. No último lance do Grêmio no ataque, foi pênalti no André. O jogador do Inter agarra o braço dele e cai com ele. Com VAR, seria pênalti. Na sequência, vem o pênalti do Kannemann. Vi várias vezes. Eu falei para o Daronco: ‘Falta foi, mas foi fora da área’. O Kannemann derruba ele e ele cai dentro da área”, comentou Renato, antes de concluir:
“Estamos no século 21 e colocaram o VAR justamente para ajudar. O Daronco é um dos melhores do Brasil, mas sem o VAR fica difícil. Com o VAR, o resultado seria diferente. Esses detalhes fizeram a diferença do jogo”.
- Mauricio minimiza xingamento de radialista na semana do Gre-Nal: “Respondi em campo”
- “Grêmio ganhou o Gauchão neste domingo”: Cidade Dias vê time fortalecido apesar da derrota
Grêmio fará reclamação formal
Horas depois da derrota no clássico pela fase inicial do Gauchão, o Grêmio usou as suas redes sociais oficiais para anunciar que fará uma representação formal à Federação Gaúcha de Futebol contra a arbitragem de Anderson Daronco:
“O Presidente Alberto Guerra criticou a arbitragem do Gre-Nal deste domingo. Apontou que os erros do árbitro Anderson Daronco comprometeram o resultado do clássico. O Grêmio vai ingressar com uma queixa formal na Federação Gaúcha de Futebol no começo desta semana”, escreveu o clube na web.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
- Repórter identificada com o Grêmio procura polícia e alega importunação sexual de mascote do Inter
- Renato explica ausência de Geromel no Gre-Nal e revela o que disse para Daronco no fim do jogo