Por que a data do primeiro Gre-Nal do Brasileirão não é boa nem para o Grêmio nem para o Inter

Clubes não deverão ter as suas forças máximas para o confronto de junho

Publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhou e divulgou na última quinta-feira a tabela do Brasileirão e o primeiro Gre-Nal está marcado para acontecer na Arena, entre os dias 15 e 17 de junho, na 11ª rodada. Desde já, uma preocupação une tanto Grêmio quanto Inter em relação à data deste clássico: a alta chance de estarem desfalcados de jogadores importantes.

Isso porque a Copa América, que será realizada nos Estados Unidos, está prevista para ocorrer entre 20 de junho e 15 de julho. Assim, o Gre-Nal ocorre na rodada imediatamente anterior ao começo do torneio. E a CBF, contra a vontade dos clubes, não vai parar o Brasileirão durante a disputa das seleções. Serão cerca de nove rodadas do campeonato “prejudicadas”.

Pelo lado do Inter, os desfalques podem ser até em maior número, já que nomes como Rochet, Aránguiz e Enner Valencia são convocados com frequência para as suas respectivas seleções. O atacante Rafael Borré, que ainda negocia a sua vinda antecipada ao Beira-Rio, é também um nome presente no radar da Colômbia.

O Grêmio, por sua vez, sente que pode ser mais prejudicado no setor de volantes, com Villasanti no Paraguai e Carballo no Uruguai. O meia-atacante Yeferson Soteldo, que até lá já deverá estar recuperado da sua lesão muscular, costuma defender a Venezuela.

Um conjunto de clubes da Série A tentou, via ofício à CBF, viabilizar a paralisação do Brasileirão no período da Copa América trocando com datas previstas para a Copa do Brasil. A entidade, em nota oficial, descartou a possibilidade e manteve o calendário original – entenda mais aqui.

Villasanti foi elogiado por Renato
Villasanti jogará a Copa América pelo Paraguai – FOTO: Roberto Vinicius/AGAFOTO/Zona Mista

Inter venceu o último Gre-Nal do Brasileirão

No recorte recente, o Inter leva a melhor que o Grêmio por ter vencido o último Gre-Nal pelo Brasileirão, em outubro, por 3×2, no Beira-Rio, já sob comando de Eduardo Coudet. E, domingo passado, aplicou o mesmo placar, igualmente em casa, em jogo do Gauchão. Pelo estadual de 2024, ambos podem se reencontrar na grande final.