Focado em melhorar a sua campanha no Brasileirão, sendo apenas o 15° com 27 pontos neste momento, o Grêmio adia as conversas para renovações de contrato e não quer tratar desse tema agora. Ainda que a lista de atletas com vínculo encerrando em dezembro seja considerável e com nomes de peso. Alguns deles: Geromel, Diego Costa, Soteldo e Reinaldo, por exemplo.
“Sobre os contratos que se encerram no final do ano, um combinado que a gente tem é de não tocar muito nesse assunto agora. Até porque a gente está focado em fazer uma boa reta final de Brasileirão”, avaliou o vice de futebol gremista Antônio Brum em entrevista ao canal “4D Esportes”, no YouTube.
Quem tem mais chances de ficar no Grêmio?
Da lista de jogadores com vínculo por encerrar, quem tem mais chances de permanecer é Soteldo. Com ele, o Grêmio precisa apenas exercer o direito de compra junto ao Santos, que é na casa de 5 milhões de dólares (R$ 28 mi). Por ser um titular importante do time de Renato Portaluppi, a tendência é que o investimento seja feito.
Titular absoluto desde a chegada em 2023, Reinaldo também tem possibilidades de renovação, até pela falta de outras opções no mercado. O seu reserva imediato é Mayk, que sofreu com algumas lesões no ano e não chegou a ameaçar a titularidade.
Com Diego Costa e Geromel, o futuro é incerto. A direção planeja ter uma conversa com ambos para ouvir o que pensam do restante da carreira. No momento, o clube não tem a resposta se o zagueiro pretende seguir jogando no ano que vem. Já o centroavante tem toda a vida estabelecida na Espanha.
Outros devem sair
Os goleiros Rafael Cabral e Felipe Scheibig, pelo cenário deste momento, não deverão ter os contratos renovados. O lateral-direito Fabio, que se recupera de lesão muscular no momento, vive situação parecida e chegou a indicar recentemente, em post na web, que está perto de se aposentar. O zagueiro Rodrigo Caio, que foi uma aposta de Renato, só jogou cerca de 20 minutos pelo profissional gremista até agora e vem ganhando ritmo junto ao time sub-20. Prejudicado pela parte física, pouco jogou até agora e uma renovação parece distante.
Quem fecha a lista é o volante Du Queiroz, trazido no começo do ano junto com Diego Costa. Sem ter se firmado como titular em nenhum momento, o jogador pertence ao Zenit, da Rússia. Ele está emprestado até dezembro e tem opção de compra no valor de 6 milhões de euros (R$ 37,3 milhões na cotação atual), segundo levantamento do portal Globoesporte.
Veja mais:
- Renato nega ter “chamado” o Atlético-MG para o ataque e critica time: “Erros infantis”
- Diego Souza detona expulsão de jogador do Grêmio e faz insinuação sobre o VAR