Enfrentar o Huachipato no Chile não é uma novidade para o Grêmio, que já experimentou esta sensação em um polêmico jogo na Libertadores de 2013. Na ocasião, o empate em 1×1 serviu para a classificação rumo às oitavas de final. Na primeira fase do mata-mata, no entanto, o time gaúcho seria eliminado pelo Santa Fé em derrota sofrida na Colômbia no jogo da volta.
Contra o Huachipato, naquela ocasião, o jogo terminou com confusão e o então técnico gremista Vanderlei Luxemburgo chegou a escorregar e cair ao correr para o túnel do vestiário. O preparador físico Antônio Mello, que trabalha com Luxa, lembrou a situação:
“O treinador estava provocando o Vanderlei. Do nada, ele saiu atrás do Vanderlei. O Vanderlei, quando virou para reagir, escorregou e caiu. Aí entrou o Emerson (ex-jogador e auxiliar técnico na época) na briga, o Rogerião (Rogério Godoy), que era preparador de goleiros”, disse Mello, ao site GZH.
Na temporada de 2024, a situação do Grêmio é bem clara no Grupo C: se vencer hoje, estará classificado e, se perder, será eliminado. Se empatar, fica na dependência do resultado de sábado, 19h, no Couto Pereira, contra o já eliminado Estudiantes. Passando em 1°, enfrentará o Peñarol nas oitavas. Em 2°, jogará contra o atual campeão Fluminense.
O SERVIÇO DE HUACHIPATO X GRÊMIO:
PROVÁVEL GRÊMIO
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Galdino, Soteldo e Cristaldo; Diego Costa.
PROVÁVEL HUACHIPATO
Parra; Maxi Gutiérrez, Malanca, Gazzolo e Leo Díaz; Loyola, Santiago Silva, Sepúlveda e Gonzalo Montes; Cris Martínez e Maxi Rodríguez.
HORÁRIO
A partir das 21h.
ARBITRAGEM
John Ospina, auxiliado por Richard Ortíz e David Fuentes (COL). VAR: Leonardo Mosquera (COL).
ONDE ASSISTIR
ESPN e Star+ anunciam a transmissão ao vivo.