Com dois marcados pelo ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio, Miguel Borja, o River Plate venceu o Libertad em casa por 2×0 nesta terça-feira em uma vitória com consequências importantes aos argentinos. A primeira delas foi a classificação matemática obtida às oitavas de final da Libertadores. A outra foi a entrada assegurada no novo Mundial de Clubes da Fifa a ser inaugurado em 2025.
A classificação do River ao “Super Mundial”, que será jogado no meio do ano nos Estados Unidos, se dá via ranking da Conmebol. O Brasil já tem os seguintes representantes neste campeonato de 2025: Fluminense, Flamengo e Palmeiras, por serem os últimos campeões da América. O Grêmio ainda tem uma única chance de estar no novo Mundial, que é vencer a atual Libertadores.
As duas últimas vagas da Conmebol ao Mundial de 2025 serão divididas entre um time via ranking e o campeão da Libertadores de 2024, a não ser que Fluminense, Palmeiras ou Flamengo voltem a vencer a competição. Neste caso, o ranking – excluindo os demais brasileiros – geraria os dois últimos classificados.
Os detalhes do Mundial de 2025
Por alterações promovidas pela Fifa, o Mundial de Clubes passará a ter 32 equipes com fase de grupos, mata-mata e formato semelhante ao da Copa do Mundo. A disputa inaugural acontecerá nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho. A competição será jogada de quatro em quatro anos.
Os gols de Borja na vitória do River Plate
El artista: Miguel Borja
La obra: pic.twitter.com/Iz4xq8Fqvu
— Pablo Giralt (@giraltpablo) May 15, 2024
DOBLETE del gran Miguel Borja que clasifica a River a los octavos de final y al Mundial de Clubes. pic.twitter.com/KHOyh4PXZG
— Pablo Giralt (@giraltpablo) May 15, 2024
LEIA MAIS:
- “Me chama muito a atenção que o campeonato não foi paralisado”, diz goleiro gremista
- Dunga solta o verbo e rasga elogios a Scobby: “Diferente daqueles que não botam jet-ski em água suja”