Após a divulgação do áudio do VAR no possível pênalti não dado em Bitello, o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, que foi cobrado publicamente pelo técnico Renato Portaluppi, indicou concordar com a marcação de campo do árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Mesmo com a visível puxada de camisa de Marçal, do Botafogo, a arbitragem mandou o jogo seguir quando o placar seguia 0x0 – no fim, os cariocas venceram por 2×0 na Arena e abriram 10 pontos na liderança do Brasileirão.
Seneme, em sua fala divulgada nas redes sociais da CBF, chamou a atenção para a postura de Bitello ao ser agarrado. O ex-árbitro disse que a infração “perdeu peso” pelo fato de o meia gremista ter “desistido da jogada” e ido ao chão:
“A gente vê que vem a bola em uma zona que é complicada para ele, mas ele se aproxima. Ele é claro na fala dele. Ele vê o agarrão, mas interpreta que não impacta. É leve para a queda do jogador. O simples fato de agarrar a camisa não é infração, tem que ter impacto nos movimentos do jogador. Tem que impedir ou dificultar. Na nossa visão, é uma ação com potencial de se tornar infração, mas perde peso quando o jogador desiste da jogada e vai ao chão. Talvez, se tivesse seguido na ação, provocaria a infração”, alegou Seneme, em declaração registrada pelo site GZH.
Renato citou Seneme
Na coletiva de imprensa depois da derrota de domingo, que foi a primeira na Arena em 2023, Renato poupou o árbitro de campo e direcionou os seus questionamentos a Wilson Seneme. O treinador do Grêmio cobrou explicações:
“Hoje o jogo estava 0 a 0 e tivemos um pênalti no Bitello. O que eu quero falar pro Seneme é: por que o VAR não chama o árbitro nesses lances? Estou falando isso porque tenho convicção do que eu estou falando. Vi no vestiário os lances. Quero saber se o Seneme vem a público e me explica se é pênalti ou não é. Mostra o jogo do Santos hoje de manhã e pega nosso lance contra o Bahia. Me explica o que é ou não pênalti. Você (Seneme) tem que vir a público e explicar”, esbravejou Renato.
https://twitter.com/CoperoNews/status/1678747929153097729
Leia mais:
- Grêmio se manifesta oficialmente sobre lance polêmico em derrota na Arena: “Imagem não deixa dúvida”
- Hoje comentarista, ex-árbitro Paulo César de Oliveira diz que não daria pênalti de Marçal em Bitello
- Cuesta nega sabor especial em vitória sobre o Grêmio de Renato e vibra com Botafogo: “Grande campeonato”