O árbitro de Vasco 2×1 Grêmio na primeira rodada do Brasileirão, Flávio Rodrigues de Souza, foi afastado por tempo indeterminado pela CBF e irá passar por um período de treinamento até voltar a ser escalado nos jogos. Ele é um dos três árbitros afastados depois da rodada do final de semana, já que André Luiz Skettino, que apitou Atlético-GO 1×2 Flamengo e Yuri Elino, que comandou Corinthians 0x0 Atlético-MG, também levaram gancho.
Segundo informações dadas pelo portal Globoesporte.com nesta terça-feira, os três árbitros não irão nem ser escalados em outras divisões neste momento. Em relação ao Grêmio, a grande reclamação foi de pênalti não marcado por toque no braço do lateral-esquerdo vascaíno Lucas Piton ainda no primeiro tempo. Pós-jogo, o vice de futebol Antônio Brum realizou pronunciamento e protestou:
- Grêmio tem negociação em andamento para trazer o ex-colorado Edenilson, diz jornalista
- Direção anuncia que tomará atitude na CBF e divulga novo vídeo de pênalti não marcado
“Lamento ter que estar aqui falando sobre esse assunto novamente. Mas falo em nome do clube, em nome de uma delegação de 50 pessoas e é mais uma vez uma vergonha, um dia triste para o futebol brasileiro. Estou incrédulo assim como as pessoas que acompanharam esse lance hoje. A maior prova é que o estádio ficou em silêncio depois da decisão”, comentou.
“Esse lance supera o do Yuri Alberto no ano passado, quando ficamos sem dois pontos que poderiam nos dar o título. Hoje, o VAR tentou salvar o árbitro. Ele não viu um toque que 20 mil pessoas viram. Estamos cansados. Vamos protocolar uma nova reclamação e seremos mais duros desta vez. Não vamos mais permitir que esse tipo de coisa aconteça com o Grêmio. A gente vai lutar para que o clube não passe mais por isso”, acrescentou o dirigente, ainda no domingo.
Posteriormente, o clube gaúcho divulgou um vídeo em outro ângulo do lance mostrando a bola prensada no braço e na barriga do jogador do Vasco:
Este lance do vídeo captado pela @gremiotv aconteceu no fim do primeiro tempo, quando o jogo estava 2×0. A arbitragem errou várias vezes hoje e comprometeu o resultado da partida. O Grêmio vai formalizar uma reclamação na CBF na próxima semana.#VASxGRE #Brasileirão2024 pic.twitter.com/BYvyZBQG8V
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 14, 2024
Grêmio terá árbitro experiente na quarta
O experiente Marcelo de Lima Henrique comandará Grêmio x Athletico nesta quarta, 19h, pela segunda rodada do Brasileirão. Ele será auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Brígida Cirilo Ferreira (Fifa-AL). VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG).