CBF confirma e explica mudanças importantes sobre a utilização do VAR no Brasileirão

Árbitros vinculados à CBF estão passando por um período de treinos antes do começo do Brasileirão

A CBF confirmou ao longo da última quinta-feira algumas mudanças relacionadas ao uso do VAR no próximo Brasileirão, que terá início no final da outra semana. Uma das principais modificações é que, a partir de agora, os árbitros vão anunciar as decisões tomadas após voltarem do monitor na verificação da jogada; a comunicação do áudio do juiz aparecerá no telão do estádio e na TV da emissora que estiver transmitindo.

“A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar – se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes. Estamos preparando os árbitros de elite para não cometerem nenhum equívoco também na hora de se expressar”, explicou Wilson Luiz Seneme, que é o atual presidente da comissão de arbitragem da CBF.

Atualmente, os árbitros estão participando de um período de treinamento e adaptação às novas regras em um centro de treinamento no Rio de Janeiro. Outras mudanças são o maior rigor em dar acréscimos, punições com cartão aos jogadores que “acompanharem” o juiz na ida ao VAR e benefício ao ataque quando as linhas entre o atacante e o defensor, na hora do impedimento, ficarem uma em cima da outra.

“Quando as linhas estiveram lado a lado, mesmo que encostadas, continuam valendo a cor. Mas quando sobrepuser uma a outra ela fica numa cor única, azul, e beneficia o ataque. Isso vem de encontro a uma solicitação dos clubes no ano passado”, acrescentou Seneme, que foi árbitro vinculado à CBF na década passada.

CBF aguarda decisão do Grêmio

Por estar punido com perda de mando pela briga de torcedores contra o Cruzeiro, pela Série B de 2022, o Grêmio não jogará na Arena na sua estreia do dia 16, 18h30, contra o Santos. O clube ainda não confirmou qual será o estádio a ser usado, podendo ser o Centenário, em Caxias do Sul ou até mesmo a Arena das Dunas-RN. Já o Inter estreia no sábado, 15, 18h30, fora, contra o Fortaleza.

CBF DE OLHO: LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO:

Veja mais notícias do Grêmio:

1 De 8
você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas