InícioGrêmioCopa do Brasil

Luís Castro admite possível efeito do Gre-Nal na atuação do Grêmio e explica sinais

Treinador identificou erros incomuns na Arena e falou sobre a decisão que já ronda o elenco

Continue lendo após o anúncio

+ Luís Castro admitiu que a proximidade do Gre-Nal decisivo da Copa do Brasil pode ter interferido, ainda que de maneira inconsciente, na atuação do Grêmio durante a vitória por 3×1 sobre a Chapecoense. A possibilidade foi levantada depois de um jogo em que o Tricolor venceu, mas apresentou períodos de desorganização e permitiu grande volume ofensivo ao adversário.

Questionado se os jogadores poderiam ter se preservado pensando na partida de quinta-feira, o português rejeitou a existência de uma orientação para diminuir a intensidade. Ao mesmo tempo, reconheceu que um clássico eliminatório tão próximo pode ocupar espaço no subconsciente do elenco.

“Eu acho que, de forma inconsciente, pode estar, mas nós apelámos muito àquilo que era a importância do jogo, e eu penso que a equipe não o fez por isso. Houve alguma descoordenação em determinados momentos. Tivemos um conjunto de erros técnicos, entregámos muitas vezes a bola ao adversário quando podíamos sair com qualidade, em passes que normalmente não falhamos e nós falhámos. Pode estar esse subconsciente um pouco ligado àquilo que é um Gre-Nal que não passa despercebido a ninguém, muito menos aos jogadores e à sua torcida. Portanto, pode ter acontecido isso”, afirmou Luís Castro. Luís Castro

+ Braithwaite recebe vaias na Arena e Luís Castro faz pedido à torcida do Grêmio

O treinador explicou que a comissão técnica procurou reforçar durante a preparação a importância de vencer a Chapecoense pelo Brasileirão. Mesmo assim, percebeu comportamentos que não considera habituais, especialmente erros técnicos em situações nas quais o Grêmio normalmente consegue circular a bola com maior segurança.

Luís Castro viu erros do Grêmio que normalmente não acontecem

Um dos pontos destacados foi a quantidade de passes entregues ao adversário quando havia possibilidade de construir a saída com qualidade. Castro relacionou essas falhas à descoordenação apresentada em determinados períodos da partida.

Para o treinador, é impossível ignorar completamente o peso do próximo compromisso. O Gre-Nal define uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil e será disputado dentro da Arena, quatro dias depois do confronto com a Chapecoense.

A própria escalação deste domingo já havia sido construída levando em consideração a sequência pesada. Danilo Barbosa ganhou sua primeira oportunidade como titular, Gustavo Martins voltou à equipe e Braithwaite começou no comando do ataque. Jovane Cabral ainda precisou ser retirado pouco antes da partida após sentir um problema durante o aquecimento.

Apesar da atuação irregular, o Grêmio conseguiu o resultado de que precisava no Brasileirão. Depois de sair atrás, virou ainda no primeiro tempo e fechou a vitória em 3×1 na etapa final.

Castro, porém, não escondeu que o desempenho ficou abaixo do desejado. O primeiro tempo foi classificado pelo técnico como difícil, enquanto a segunda etapa apresentou alguma evolução sem atingir o nível que pretende para a equipe.

A exigência aumenta imediatamente. Grêmio e Inter empataram em 0x0 no primeiro encontro das quartas de final, no Beira-Rio. Assim, quem vencer na Arena avança diretamente. Se houver novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Publicidade

Artigos relacionados

Continua depois da propaganda. Parcerias comerciais e publicidades, envie mensagem WhatsApp para 51 99999-8999