A reunião de emergência realizada neste sábado entre a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e os clubes participantes do Gauchão definiu a continuidade, em campo, da competição. Nenhum time votou de forma favorável ao término antecipado do torneio em decorrência das dificuldades impostas pelo coronavírus.
O Gre-Nal de reabertura do campeonato, na quarta-feira, 21h30, foi mantido em Caxias do Sul, no Estádio Centenário. O clássico foi pivô de reviravoltas nos bastidores e chegou a ser ventilado no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, mas a prefeitura local – assim como Porto Alegre – vetou partidas na cidade.
No fim da tarde deste sábado, a FGF realizou nova videoconferência com os clubes que disputam o Gauchão Ipiranga 2020. Na reunião, foram alinhadas questões referentes à retomada da competição. Os dirigentes reiteraram a intenção de terminar o campeonato dentro de campo. pic.twitter.com/qMMmjpAk9T
— Federação Gaúcha de Futebol (@OficialFGF) July 18, 2020
O clima incerto nos bastidores fez alguns clubes cogitarem que o fim do Gauchão seria proposto. Mas, antes mesmo da reunião, Luciano Hocsman, presidente da FGF, usou o Twitter para descartar a possibilidade.
A logística, agora, passa a ser um novo desafio. Com as restrições de Porto Alegre e Novo Hamburgo, as sedes restantes passam a ser São Leopoldo, na Região Metropolitana, e Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na Serra.