No que depender do desejo do técnico Renato Portaluppi, o seu camisa 5 na temporada de 2021 será Rafael Carioca, de 31 anos, que é um dos titulares do Tigres, do México. O jogador foi lançado para o futebol brasileiro no próprio Grêmio em 2008 e agora volta a ser alvo do clube gaúcho.
Só que a dificuldade se encontra, como de costume, em questões financeiras. Segundo informações da Rádio Bandeirantes, já há um acerto pessoal entre direção do Grêmio e Rafael Carioca, faltando o acordo financeiro com o clube mexicano.
A pedida do Tigres, de aproximadamente 5 milhões de euros (cerca de R$ 34,8 milhões), assusta em um primeiro momento. Assim, a direção gremista tenta negociar uma redução no valor para investir. No México, Carioca tem contrato até o meio de 2023.
“Se houvesse condições de negócio, gostaríamos de tê-lo. Mas fizemos consultas de compra e estava inacessível. Bota no “meme” aí: os valores assustam. Se tiver viabilidade, está no nosso rol sim”, declarou o presidente Romildo Bolzan Jr em entrevista à Grêmio TV há um mês.
O mesmo Bolzan informou, na coletiva da última terça, que o clube buscará pelo menos quatro reforços com nível de titularidade e alguns deles de “nível mundial”. Um volante está entre as prioridades, e o nome de Jailson, ex-Grêmio e atual Dalian, da China, também foi especulado.