No que depender do desejo do vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, Adalberto Preis, o atual técnico Renato Portaluppi ainda terá vida longa no comando do clube. Para o dirigente, o entendimento é de que o treinador possa permanecer até o final de 2022, período final do mandato do presidente Romildo Bolzan Jr.
Preis adiantou que o interesse da atual direção gremista é exatamente essa: mantê-lo até o último dia da gestão:
“Eu acredito que o Renato deva ficar até o final da nossa gestão, que é capitaneada pelo presidente Romildo. Eu não vejo nenhum motivo para que ele saia do Grêmio. Pode acontecer, mas é algo que a gente desconhece hoje. Eu não antevejo nada que faça com que ele tenha interesse de sair. E acredito também que o Grêmio tem todo o interesse na permanência dele”, garantiu o dirigente em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Renato, em sua última renovação, assinou até dezembro de 2020. No entanto, a pandemia do coronavírus paralisou os campeonatos e fez o calendário ser esticado até fevereiro de 2021. Assim, o treinador, recentemente, acertou um aditivo no contrato para ficar até o término da temporada. Uma nova permanência até dezembro de 2021 depende de novo acerto.
Atualmente, Renato cumpre a sua terceira e mais longa passagem pelo Grêmio. Ele está no cargo desde setembro de 2016 e já virou o treinador com mais jogos na história do clube. Foram sete títulos em quatro anos, com destaque à Copa do Brasil de 2016 e à Libertadores de 2017.