Por cerca de 1,2 milhão de euros, aproximadamente R$ 7 milhões na cotação atual, o Grêmio acertou a contratação do atacante Francis Amuzu, de 25 anos, que nasceu em Gana, foi para a Bélgica cedo, se naturalizou belga e desde as categorias de base atuava no Anderlecht. O jogador, que chega para reforçar as pontas de ataque do técnico Gustavo Quinteros, desembarcou por volta das 11h da manhã desta quarta-feira no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Após a chegada, ele foi recepcionado por funcionários do Grêmio e rumou, ao lado da esposa e do empresário, para o hotel que servirá de sua moradia neste início em Porto Alegre. No trajeto, segundo relato do jornalista Eduardo Gabardo, ele perguntou “qual era a capacidade da Arena”, antes de receber a resposta de que, em grandes jogos, o estádio chega a receber cerca de 55 mil pessoas.
Já Nora Chadili, companheira do reforço do Grêmio, usou as redes sociais durante a viagem para fazer uma publicação divertida sobre a escolha do marido em jogar no Brasil. “Quando ele levou muito a sério o ‘quero dar a volta ao mundo com você’, e agora estou me mudando para o Brasil”, postou.
Nos próximos dias, Amuzu passará pelos trâmites burocráticos normais de todas as contratações e também fará exames no CT Luiz Carvalho antes de ser anunciado oficialmente. Ele deverá estar na Arena, no sábado, às 21h, para acompanhar o Grêmio na partida diante do rival Inter, pelo Gauchão, no primeiro Gre-Nal da temporada de 2025.
Francis Amuzu será o quarto reforço oficial do Grêmio na temporada de 2025. Antes dele, chegaram o lateral-direito João Lucas, o volante Cuéllar e o goleiro Tiago Volpi. O clube ainda trabalha para efetivar as vindas do volante Camilo Reijers, do lateral-esquerdo Lucas Esteves e do atacante Cristian Olivera. A comissão técnica ainda gostaria de mais dois zagueiros para completar o plantel.
Amuzu chegou em Porto Alegre.
Larguei logo um WELCOME e ele 🙋🏾♂️🇧🇪 pic.twitter.com/EXkTM7BjIi
— FBI Tricolor (@FBITricolor) February 5, 2025