
A súmula escrita pelo árbitro Savio Sampaio após Grêmio 1×3 Palmeiras, na Arena, pelo Brasileirão, trouxe um relato detalhado do quebra-quebra promovido por alguns torcedores gremistas que invadiram o gramado pós-jogo. Fotógrafos, jornalistas e seguranças foram agredidos, e a cabine que abriga o monitor do VAR foi totalmente destruída – reveja tudo aqui.
A surpresa no relato de Sampaio é a postura do lateral Rafinha, que não atuou nesta partida por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Segundo o documento, o jogador disse as seguintes palavras para o árbitro na saída ao intervalo: “Vieram nos prejudicar, você e o Igor do VAR, vão se f…, vão tomar no c…”.
Confira:
Súmula de Grêmio x Palmeiras divulgado.
Atentem para a menção ao lateral Rafinha. Sim, Rafinha. pic.twitter.com/1URlUTVvkP
— Diogo Rossi (@diogo_rossi) November 1, 2021
Sem poder contar com Rafinha, o técnico gremista Vagner Mancini mandou a campo o experiente Bruno Cortez na lateral-esquerda e manteve Vanderson na direita. Em 19° lugar com 26 pontos, o tricolor encara agora o Atlético-MG, quarta, fora, às 21h.
Grêmio pode perder mando de campo
A ação de vandalismo deste grupo de torcedores pode custar, literalmente, caro ao Grêmio. De acordo com o STJD, o Grêmio pode perder mando de campo e também ser multado em dinheiro em julgamento. O procurador-geral do órgão, Ronaldo Piacente, ao Globoesporte.com, disse que o episódio se enquadra no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “invasão de campo”, com pena prevista de multa de até R$ 100 mil e perda de mando de uma a dez partidas.
“A questão da perda de mando de campo só é dada quando levada em conta a gravidade nos fatos. Nesse caso óbvio que houve gravidade. Há uma tendência. A Procuradoria vai denunciar. Pretende que o Grêmio seja punido com perda do mando de campo, mas obviamente que eu faço a denúncia e o julgamento cabe aos auditores”, explicou o procurador.
Vândalos também acessaram o estacionamento do estádio e houve novo confronto com a Brigada Militar. Até este momento, não foram registradas ou divulgadas prisões pelo caso.
Os jogos que faltam ao Grêmio no Brasileirão
Atlético-MG (F)
Inter (F)
Fluminense (C)
América-MG (F)
Bragantino (C)
Chapecoense (F)
São Paulo (C)
Bahia (F)
Corinthians (F)
Atlético-MG (C)
Flamengo (C – ainda sem data oficial)