Depois da derrota de 3×0 para o Corinthians, na Arena, na despedida do Brasileirão, o técnico Renato Portaluppi disse estar com uma mistura de sentimentos: triste, por não ter conseguido fazer o Grêmio brigar pela parte de cima da taabela, mas feliz, por ter evitado uma situação ainda pior, que seria o rebaixamento. O treinador ainda revelou ter reunião marcada com o presidente Alberto Guerra na manhã desta segunda.
“Triste e ao mesmo tempo feliz. Triste por não termos brigado no G4 ou pelo título. Como sempre brigamos. Sempre estivemos lá. E vocês são testemunhas. É um fato. Passamos por problemas seríssimos esse ano e o maior de todos foi a enchente. A partir da enchente, começaram os problemas do clube. Perdemos a Arena. Fomos prejudicados por conta disso e essa tristeza fica. Ao mesmo tempo, feliz. Pouco feliz, mas feliz. Porque há quatro meses eu falei que a conta chegaria. Ela chegou. Felizmente, não pagamos a conta mais cara. Só nós sabemos o que passamos”, afirmou Renato.
EXCLUSIVA – Patrício pede mais raça aos jogadores do Grêmio e cita bastidores da Batalha dos Aflitos: “Quem viu, viu”
Em seguida, o comandante gremista confirmou que vai se reunir com Guerra nesta segunda-feira e que a decisão de sua permanência ou não será comunicada pela direção no máximo até terça:
“O torcedor em toda parte do mundo quer que o seu time ganhe. Isso nem sempre é possível, principalmente com os problemas que tivemos nesse ano. A gente quer ganhar. Trabalhamos para isso. Só que isso não vai apagar nem 0,5% da minha história no clube. Amanhã tenho uma reunião com o presidente. Conheço o Guerra há mais de 20 anos, tenho amizade com ele. O nosso vice Antônio Brum é muito bom. Eu tenho um grupo maravilhoso”, ampliou, antes de acrescentar:
“Amanhã de manhã tenho essa reunião com o presidente e eu já disse que, quando me sinto atrapalhando, vou embora. Antes disso vou trocar ideias com o nosso presidente. Segunda ou até terça, teremos a decisão, que vai ser comunicada pelo presidente. Depois, vou ir embora (de férias para o Rio de Janeiro)”.
Grêmio termina em 14°
Com a derrota para o Corinthians, o Grêmio terminou o Brasileirão no 14° lugar com 45 pontos, garantindo a última vaga para a Sul-Americana. Esta vaga só veio em função da derrota do Juventude em casa por 1×0 para o Cruzeiro. Em 2025, o tricolor terá, além da “Sula”, o Gauchão, a Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão.