Depois da decepção da derrota para o Santos de virada de 2×1, fora de casa, o Grêmio soube reagir sob comando do técnico Renato Portaluppi e encaixou duas vitórias seguidas, sem levar gols, na Arena, contra Cruzeiro e Cuiabá. Agora, o Brasileirão, no entanto, sofre uma parada de cerca de 10 dias por conta da Data Fifa, algo que não foi lamentado pelo treinador em sua última coletiva.
Após o jogo de domingo, Renato foi perguntado logo no começo da entrevista se essa parada, agora, seria boa ou ruim para o seu time. Ele não quis dar uma resposta definitiva, mas lembrou que o Grêmio vinha “embalado” na competição:
“A gente vinha bem, estávamos embalados, mas faz parte, é Data Fifa, todo mundo para, temos que parar também. Temos também que dar uma folga para os jogadores, porque eles merecem. O mais importante de tudo é que a gente conseguiu mais uma vitória e não tomamos gols de novo”, afirmou Renato.
Em termos de planejamento, o Grêmio decidiu voltar aos trabalhos apenas na sexta-feira, dando folga ao seu grupo de jogadores até lá. Depois, se inicia a preparação para o jogo diante do Bragantino, fora de casa, no próximo dia 14, pelo Brasileirão novamente.
Mais falas de Renato após Grêmio 2×0 Cuiabá na Arena:
Briga do Grêmio pelo título do Brasileirão
“Sabemos que é difícil, mas não é impossível. Enquanto houver chances matemáticas, vamos correr atrás. Tem muita coisa que está distante e a gente busca na vida. O futebol é assim também. O título está distante, mas eu já vi tanta coisa acontecer no futebol. E não é uma coisa tão difícil assim. O Botafogo estava fora da casinha. Nenhum clube conseguiu no Brasileiro se distanciar tanto como o Botafogo”
Chances de queda do Botafogo
“O Botafogo poderia até ter três, quatro ou cinco pontos a mais e seria uma coisa normal, mas esses pontos todos não. Todo clube tem uma fase não tão boa no campeonato e quem sabe o Botafogo entre nessa fase. Pode ter começado ontem. Nós estamos 12 pontos atrás deles com um jogo a menos. Tem chance, então vamos brigar”
Atuação contra o Cuiabá
“Foi um jogo muito truncado no primeiro tempo, onde conseguimos fazer o gol e isso deu uma tranquilidade maior para a gente. O Cuiabá se defendia bem com uma linha de cinco e outra de quatro. No segundo tempo, seguimos em cima, estava um jogo aberto. Conseguimos parar um pouco do adversário pelos lados, conseguimos fazer o segundo gol que deu ainda mais tranquilidade”