
O período sábatico do técnico Renato Portaluppi, que já dura desde o final do ano passado, está chegando ao fim e o treinador se encontra bem perto de voltar ao batente. Mesmo ainda sonhando com a Seleção Brasileira, a realidade do ex-comandante do Grêmio será bem outra, com foco em campeonatos como Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Isso porque é o Fluminense, através do seu presidente Mário Bittencourt, que tem negociações avançadas para fechar com Renato. O treinador, que mora no Rio de Janeiro, já teve conversas com a direção do Flu e existe a possibilidade de um acerto, até com anúncio oficial, ao longo desta quinta-feira.
- Gremistas são presos no Paraguai e cantam músicas do Grêmio na viatura
- Vídeo aproximado mostra ação do gandula com defensor do Grêmio de costas
Renato, de acordo com informações do jornalista Diogo Dantas, do O Globo, fez uma pedida salarial na casa de R$ 1,5 milhão para o Fluminense, que planeja “esticar a corda” para encaixar o treinador dentro do seu orçamento. No melhor cenário, Portaluppi já estará na beira de campo neste domingo, no Maracanã, contra o Bragantino, pela segunda rodada do Brasileirão.

A missão de Renato no Flu
Com jogadores experientes e de qualidade como Fábio, Thiago Silva, Arias e Cano, Renato terá a missão de recuperar a confiança do Fluminense e resgatar bons momentos vividos por este elenco, como no título da Libertadores de 2023. O último treinador da equipe foi Mano Menezes, que teve problemas no vestiário e acabou demitido depois da derrota na estreia do Brasileirão, fora de casa, para o Fortaleza.
Renato, desde a saída do Grêmio em dezembro de 2024, vem curtindo o que mais gosta: praias no Rio de Janeiro, futevôlei, amigos e família. Mas, em entrevista recente à ESPN Brasil, admitiu que já estava na hora de voltar ao mercado e pensar com carinho em propostas. Antes do começo da temporada, clubes como Santos e Vasco fizeram consultas, mas as tratativas não andaram.