O técnico Gustavo Quinteros chegou ao Grêmio com um objetivo respaldado pela direção do clube: dar espaço aos jovens da base e utilizá-los em maior quantidade no plantel de cima. Logo na coletiva de apresentação, o ex-treinador do Vélez Sarsfield, da Argentina, explicou o motivo de gostar tanto de dar espaço aos atletas formados na base da equipe:
“Gosto de jogadores que nasceram no clube. Quem tem esse sentimento de pertencimento tende a dar muito mais à equipe. É um plus que sinto. Estamos analisando vários jovens, uns estão disputando a Copinha. Mais à frente vamos ver em alguns treinamentos quem tem condições de subir para a equipe principal”, declarou, em fala recuperada pelo Globoesporte.
E não demorou muito para Quinteros colocar em prática a promessa. Também por força das circunstâncias, é claro. Apenas com Mayk de lateral-esquerdo na abertura da temporada, o treinador mandou chamar o jovem Pedro Gabriel, de 17 anos, que estava atuando no time sub-20 comandado por Fabiano Daitx na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Por enquanto, a subida de Pedro Gabriel é apenas provisória, mas pode se tornar fixa a partir das observações de Quinteros. O clube buscará pelo menos um novo lateral-esquerdo experiente no mercado, mas seguirá olhando para a base. Após a Copa São Paulo, nomes como o meia Tiaguinho, o meia-atacante Gabriel Mec e o atacante Alysson devem ganhar chances no plantel principal.
Grêmio faz primeiro teste
Ainda com mistério em relação à primeira escalação a ser montada, Quinteros terá o primeiro teste no Grêmio na tarde da próxima segunda-feira, no CT Luiz Carvalho, diante do São José. Depois, a comissão ainda pretende fazer até dois amistosos antes da estreia no Gauchão, dia 22, fora de casa, em uma quarta-feira, às 22h, contra o Brasil de Pelotas.