Por conta do ato de indisciplina no hotel em São José do Rio Preto com mulher após o jogo diante do Mirassol, o centroavante Diego Churín foi punido por 15 dias pelo Grêmio e, neste período, ficará ausente de treinamentos e jogos. Assim, se torna desfalque no Gre-Nal da quarta-feira que vem, confirmado com a presença das duas torcidas no Beira-Rio, às 21h, pela primeira fase do Gauchão.
Coincidência ou não, Churín seria titular gremista no Gre-Nal de sábado passado, que não aconteceu em função dos ataques de vândalos colorados ao ônibus do Grêmio a caminho do Beira-Rio. Diego Souza, por dores musculares, estava sendo preservado. No mesmo sábado, no início da tarde, o vice de futebol Denis Abrahão havia falado sobre o centroavante argentino:
“O Churín é um jogador muito compenetrado, dedicado, focado. Está sempre preparado para receber as oportunidades. Muito esforçado. Vamos dar um voto de confiança para ele. Ele foi muito bem jogando no Paraguai. Até agora, infelizmente, não se firmou aqui. Mas tem a chance dele hoje. Depende dele. Por que não? Para fazer gol em Gre-Nal, primeiramente, tem que jogar o Gre-Nal. Acredito no foco dele”, disse Denis, na ocasião.
Levantamento do jornalista Marcos Bertoncello, da Rádio Gaúcha, mostra que Diego Churín chegou a exatos 300 dias sem marcar gol. O último foi no dia 6/5/21, na goleada do Grêmio sobre o Aragua por 8 a 0 na Sul-Americana.
O Grêmio ainda tem o Novo Hamburgo, sábado, 16h30, fora de casa, pelo Gauchão, antes de pensar no Gre-Nal. A tendência é que Diego Souza possa ser o comandante de ataque normalmente no clássico diante do Inter.
Confira a nota do Grêmio sobre Churín:
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que tomou conhecimento dos fatos ocorridos na madrugada da última quarta-feira, após o jogo contra o Mirassol, envolvendo o atleta Diego Churín. Ademais, o Clube informa que, após deliberação entre a direção e o jogador, o atleta foi punido com 15 dias de suspensão das atividades”
Veja a nota do próprio Churín e sua assessoria:
“Por meio deste, o atleta do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lamenta profundamente a forma torpe de exposição de seu nome e imagem no acontecimento, bem como as sérias implicações em sua vida pessoal e atividade profissional.
Ademais, Diego Churín está em conformidade com a medida hoje oficialmente comunicada pelo Clube, a qual acata com responsabilidade e comprometendo-se a cumpri-la integralmente. Informa também que irá tratar do assunto na esfera judicial, para apuração de possíveis ilegalidades e responsabilização de terceiros no que tange à veiculação não autorizada de sua imagem.
Finalmente, o atleta desculpa-se com a instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e seus milhões de torcedores mundo afora por eventuais danos causados e agradece a solidariedade transmitida nas últimas horas por amigos, colegas de trabalho e profissionais do futebol”