Paulo Pezzolano falou publicamente sobre o Inter pela primeira vez desde que deixou o clube, em setembro. Em entrevista ao programa Minuto 1, da Rádio Carve Deportiva, do Uruguai, o treinador revisitou a passagem pelo Beira-Rio, abordou as dificuldades encontradas durante o trabalho e avaliou a cobrança existente sobre técnicos no futebol brasileiro.
Ao comentar o período no Colorado, Pezzolano reconheceu que os resultados ficaram abaixo do necessário e relacionou parte do cenário às dificuldades atravessadas pelo clube. O uruguaio também destacou a diferença de percepção provocada rapidamente por vitórias e derrotas no Brasil.
🔴 É colorado? Receba notícias, bastidores e mercado do Inter direto no WhatsApp. SEGUIR O INTER“Saímos de um clube gigante que está passando um momento muito duro, é o ano mais complicado economicamente, com muitas dívidas, muitos problemas que não se pôde contratar durante o ano. Para o torcedor no Brasil ou você é Deus ou é o pior. Não tivemos resultados que podiam nos deixar um pouco melhor, estávamos embaixo na tabela. Mas na verdade, sinto um carinho tremendo das pessoas. Essa é a felicidade que resta”, afirmou.
A manifestação ocorre pouco mais de três semanas depois de o Inter anunciar oficialmente a saída de Pezzolano. O treinador deixou o cargo depois da derrota por 1×0 para o São Paulo, no MorumBIS, com o Colorado dentro da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Pezzolano volta a falar das dificuldades financeiras do Inter
Outro ponto importante da entrevista foi a situação econômica vivida pelo clube durante a temporada. Pezzolano citou o acúmulo de problemas financeiros dos últimos anos, os transfer bans e a dificuldade para realizar contratações no nível que considerava necessário para competir com outros clubes brasileiros.
O assunto já havia sido abordado pelo próprio treinador enquanto ainda estava no Beira-Rio. Em agosto, Pezzolano expôs publicamente o limite financeiro do Inter para buscar reforços e explicou que a comissão precisava trabalhar com as alternativas disponíveis no elenco.
Agora, já fora do clube, ele sustentou que o cotidiano de trabalho foi melhor do que os resultados indicaram. Pezzolano afirmou que, em sua avaliação, os indicadores de desempenho apontavam para uma posição superior àquela ocupada pelo Inter. O uruguaio citou como referência uma colocação próxima ao quinto ou sexto lugar, embora a campanha construída em campo tenha mantido a equipe na parte inferior da tabela durante sua reta final no cargo.
Pezzolano também agradeceu ao então presidente Alessandro Barcellos, a Abel Braga e ao executivo Fabinho Soldado pelo período de convivência. Segundo ele, o carinho recebido de torcedores depois da demissão foi uma das principais lembranças deixadas pela passagem pelo clube, especialmente porque esperava uma reação mais negativa diante dos resultados.
Próximo passo de Pezzolano
Livre no mercado, o treinador confirmou ter recebido consultas desde a saída do Inter, inclusive de clubes brasileiros, mas indicou não ter pressa para assumir um novo trabalho. A própria Carve Deportiva destacou a posição do técnico com a declaração: “Quero escolher bem o próximo passo.”.
A ideia de Pezzolano é avaliar com cuidado o projeto antes de definir o próximo destino. Assim, por enquanto, não há negociação confirmada para seu retorno imediato ao futebol brasileiro.
A passagem pelo Inter terminou após pouco mais de nove meses. Pezzolano havia sido anunciado em dezembro de 2025 e comandou o time durante grande parte da temporada, passando por momentos de pressão crescente até a direção optar pela mudança na reta final do Brasileirão.










