No cargo desde o começo de 2015, Romildo Bolzan Jr tem direito a exercer a presidência do Grêmio até dezembro deste ano. Mas, até lá, o seu futuro no clube é incerto com a possibilidade de concorrer ao Governo do Rio Grande do Sul pelo PDT. Nesta semana, vídeos e fotos ligando o presidente gremista à política geraram irritação em reação dos torcedores na web – veja mensagens da torcida no final da matéria.
Desde o começo desta manhã, um vídeo em que Bolzan aparece gravando material de campanha ao lado de mulheres viralizou na web. É possível perceber o nome “Ciro” nas camisetas de campanha, em alusão ao pré-candidato à Presidência da República do PDT, Ciro Gomes. Não é possível afirmar a data da gravação, que aparentemente foi feita na Redenção, em Porto Alegre.
🤦🏻♂️ pic.twitter.com/L8lhuCLouE
— FBI Tricolor (@FBITricolor) May 5, 2022
Na quarta-feira, Romildo também teve um encontro com outros nomes do PDT como o suplente ao Senado Federal pelo partido, Christopher Goulart. “Hoje estive com o Presidente do Grêmio Romildo, companheiro do PDT, juntamente aos meus irmãos Vicente, João Marcelo e João Alexandre. Um memorável encontro muito produtivo. Família Goulart unida!”, escreveu.
Usando as dependências da Arena que deveriam ser usadas para assuntos do GRÊMIO para reunião política do PDT. pic.twitter.com/6K1vklJNrx
— FBI Tricolor (@FBITricolor) May 5, 2022
Bolzan, em entrevista coletiva recente, foi perguntado de forma direta se iria concorrer ou não. E reagiu da seguinte maneira:
“Essa pauta não existe para mim hoje. Vamos tratar do Grêmio, que é a melhor coisa do mundo. Sou um ser político, mas sou um gremista. Sou o presidente do Grêmio. Tenho um compromisso em relação ao clube (…) Não tem nada definitivo, nem sim nem não. O tempo é que vai dizer”, declarou.
Futuro do Grêmio
Bolzan já foi presidente do PDT estadual e também prefeito de sua cidade, Osório, por três oportunidades. No Grêmio, onde cumpre o terceiro mandato seguido, ele está desde 2015. Mas necessariamente precisará sair do cargo após dezembro de 2022.
O prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é dia 15 de agosto e pelo regimento interno do Grêmio, que será aplicado neste caso, o dirigente precisaria deixar o clube assim que registre a sua candidatura. Veja o artigo que trata do assunto:
- Art. 81 § 3º. Se o Membro do Conselho de Administração for candidato a cargo eletivo, a partir da homologação de seu nome pelo partido político ficará automaticamente licenciado do cargo ocupado no GRÊMIO até 30 (trinta) dias após o término do pleito.
Dentro da atual circunstância do clube, o vice-presidente com a matrícula social mais antiga deve assumir o cargo em caso de afastamento do presidente. Assim, Duda Kroeff se tornaria presidente com a possível saída de Bolzan para as eleições. Kroeff já foi presidente entre 2009 e 2010 e foi vice de futebol entre 2018 e 2019.
Confira as reações irritadas de torcedores do Grêmio:
Presidente Romildo está de maneira deliberada mostrando diariamente que sua prioridade é sua campanha política ao Governo RS. Esse motivo é mais do q suficiente estatutariamente para uma intervenção do Conselho: a negligência e a prevaricação deliberada. A Gestão Irresponsável.
— Fabiano Estrela™ (@_fabianoestrela) May 5, 2022
O que será que Nestor Hein acha do encontrinho do PDT na Arena promovido por Romildo Bolzan? Será que ele acha o presidente um débil mental?
— Marcelo Falci 🇧🇷 (@marcelo_falci) May 5, 2022
Sr. Romildo Bolzan Jr. Favor, ir pra PQP.
Obrigada, de nada 😌
— Ana Dattein (@dattein_ana) May 5, 2022
Já que o “encontro foi produtivo”, está mais que na hora do Sr, SENHOR ROMILDO BOLZAN, também fazer algo produtivo.
Renuncia.
— Juliana Dias (@eujulianad1as) May 5, 2022
Romildo Bolzan Júnior, na Arena do Grêmio, recebendo membros do PDT, usando as instalações do clube para fazer política.
DENTRO DO CLUBE. Recebendo pessoas do PDT.
Mas o problema é o Roger “fazer política”, né?
ABSURDO pic.twitter.com/Px5VXTaXav
— Você (@turcatoam) May 5, 2022
Uma das MAIORES VERGONHAS DO GRÊMIO, ao longo de sua história, foi este Senhor, ROMILDO BOLZAN! https://t.co/vAuft237zw
— Martinelli🧉🇪🇪 (@thaimartinelli) May 5, 2022
Há muito tempo já entendi a tática dele: ele quer dizer que vai a Governador só depois do Grêmio ficar, na cabeça dele, “tranquilo e encaminhado” pro acesso.
LIXO. ROMILDO BOLZAN É ESGOTO.
— Você (@turcatoam) May 5, 2022
Romildo Bolzan Júnior consegue a façanha de me anojar mais e mais a cada dia. Eu não suporto mais ouvir qualquer entrevista ou ver qualquer foto dele.
Que sua trupe seja corrida do Grêmio ao final de 2022. Que o próximo presidente se importa COM O GRÊMIO acima de tudo.
— Bernardo (@ber_michels) May 5, 2022
Romildo Bolzan usando o Grêmio como palanque político? Zero novidades! Cada semana é uma vergonha diferente. Confraria no nível hardcore. É inadmissível ter um “presidente” zero focado no projeto do clube, que está num ano tão delicado.
— 🇪🇪 MON7️⃣EIRO 🇪🇪 (@lomonteiro_1903) May 5, 2022
Que seja homem e se afaste imediatamente do clube!
Seja homem, Romildo Bolzan!#RENUNCIAROMILDO https://t.co/koA9oObWQb
— Gilmar Suris (@suris_gilmar) May 5, 2022
Grêmio e política não se misturam seu romildo bolzan, pula fora da presidência logo.
— Pablo henrique 🇪🇪 (@pablooclaudino) May 5, 2022
O @Gremio não é mais da torcida, e isso já fazem anos. Presidente excluindo redes sociais, vice-presidente lunatico nas entrevistas, Amodeo compartilhando estudos sobre a SAF e comemorando resultado financeiro em ano de rebaixamento. Romildo Bolzan acabou com a instituição.
— Marcelohf (@marcelohf5) May 5, 2022