A última partida do Grêmio na temporada representará a permanência ou o rebaixamento à Série B, e ao mesmo tempo, contra o Atlético-MG, quinta, 21h30, na Arena, indicará a possível saída de até seis jogadores. O zagueiro Ruan Tressoldi, por exemplo, já está acertado com o Sassuolo, da Itália, viajando ao novo clube no mês de janeiro de 2022.
Ruan será titular por conta das ausências de Kannemann e Geromel, que estão suspensos para a partida. Na linha de defesa, Rafinha é outro com contrato somente até dezembro e pode fazer a sua despedida. Mesmo caso de Cortez, que deve ficar no banco para Diogo Barbosa.
Um possível Grêmio titular para quinta-feira tem: Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues, Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva, Campaz; Douglas Costa, Diego Souza e Ferreira.
Da linha de ataque, Douglas Costa já fez a promessa de ficar no clube mesmo na Série B, mas os seus altos vencimentos podem motivar o clube a negociá-lo em caso de queda. Diego Souza, assim como Rafinha e Cortez, tem contrato somente até dezembro. Ao UOL, na semana passada, falou do futuro:
“O que penso é terminar esse ano com dignidade. Fazer meus gols, ajudar da melhor maneira e se Deus quiser, sair dessa zona de rebaixamento e entrar de férias. Pensar em 2022, como poderia ser e se realmente está de pé, se vou pendurar as chuteiras. Ou se vou parar e viver a vida de maneira diferente. Ou então, jogar mais um ano. Mas agora, sinceramente, o que mais penso é sair dessa situação”, declarou o centroavante.
Diego Souza tem futuro incerto no Grêmio em 2022 – Foto: Reprodução/YouTubeQuem fecha a lista é o atual centroavante reserva, Borja, de atuação criticada contra o Corinthians, que novamente conta com o interesse do Junior, da Colômbia, seu último clube antes de vir ao Grêmio.
“O Junior vai tentar contratar novamente Miguel Borja. Dirigentes do Junior acreditam que a peça fundamental para encarar competições internacionais em 2022. O fato de o Grêmio estar à beira do descenso ajudaria na negociação”, relatou Fabio Poveda, repórter da Rádio Blu, da Colômbia, em entrevista publicada pelo site GZH.
Vale lembrar que o Grêmio já afastou sete jogadores, dos quais cinco deles não atuarão mais pelo clube: Luiz Fernando, Everton, Paulo Miranda, Jean Pyerre e Léo Pereira. Os laterais Guilherme Guedes e Leonardo Gomes devem se reapresentar em janeiro.
Vagner Mancini também tem futuro incerto no Grêmio
Do lado de fora das quatro linhas, Vagner Mancini também não tem permanência assegurada no clube apesar do contrato ir até o fim do ano que vem. Um possível rebaixamento pesaria contra a sua permanência em 2022, e ele próprio evitou falar sobre a temporada que vem na última coletiva:
“A gente não pode falar de 2022 ainda (permanência no Grêmio). Eu até gostaria, mas ainda não podemos. Temos um jogo a disputar. A segunda-feira será diferente. Teremos que acompanhar os jogos. É muito difícil quando precisamos torcer para alguém. Agora teremos que fazer. Sabemos que os nossos concorrentes não podem somar pontos para que a gente chegue na quinta-feira com possibilidades. E é o que acreditamos. Vamos agir dessa forma”, sublinhou Mancini após Corinthians 1×1 Grêmio.
Os resultados que podem manter o Grêmio na Série A:
Depois desta segunda-feira, que poderia até rebaixar matematicamente o tricolor, o cenário ficou claro para o Grêmio escapar do rebaixamento. Todos os jogos da última rodada começam às 21h30 de quinta, e o time treinado por Vagner Mancini necessita desses três resultados para não descer de divisão:
- Vitória própria em casa contra o Atlético-MG
- Derrota do Bahia fora para o Fortaleza
- Derrota do Juventude em casa para o Corinthians