Ministro do Esporte defende suspensão temporária do futebol brasileiro por tragédia no RS

Governo Federal se movimenta junto à CBF visando uma paralisação geral

Apesar da CBF ter gerado a suspensão dos jogos de todos gaúchos até o dia 27 de maio, o Governo Federal, através do Ministério do Esporte, deseja uma medida mais enérgica em função da trágica enchente no Rio Grande do Sul. Para o ministro da área, André Fufuca, o ideal é a suspensão temporária dos campeonatos, sem partidas de outros clubes.

“Diante do cenário de calamidade pública e das severas consequências das enchentes para a população do Rio Grande do Sul, defenderemos junto à CBF a suspensão temporária Campeonatos Brasileiros de Futebol masculino e feminino”, disse Fufuca em contato com a ESPN nesta quinta-feira.

Mais cedo, o Governo do Rio Grande do Sul atualizou os dados da tragédia e confirmou 107 mortes desde o início das enchentes no estado. Pelo menos 754 pessoas se feriram e ainda há 134 pessoas desaparecidas. As chuvas afetaram 431 dos 497 municípios do RS.

O que a CBF definiu para o futebol brasileiro

Mesmo pressionada pelos clubes gaúchos, a CBF definiu, no começo desta semana, a suspensão apenas dos jogos dos times do Rio Grande do Sul até o dia 27. As demais partidas envolvendo as equipes de outros estados continuarão normalmente. Relembre a nota oficial da entidade:

Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.

A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.

Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.

LEIA MAIS:

Ministro do Esporte defende suspensão temporária do futebol brasileiro por tragédia no RS

Veja mais notícias do Inter:

1 De 6

Mais informações do Inter

O Inter terá alguns desfalques importantes para o amistoso contra a seleção do México, que acontecerá na quinta-feira, 16 de janeiro, no estádio Beira-Rio. Os principais jogadores que não estarão disponíveis são:

+ Sergio Rochet: O goleiro está lesionado no joelho esquerdo e não tem previsão de retorno.

+ Bruno Tabata: O meia está com um desconforto muscular na coxa esquerda e também não estará disponível.

+ Gabriel Carvalho: O atacante sofreu uma fratura no pé esquerdo e será submetido a uma cirurgia.

+ Agustín Rogel: O jogador está se recuperando de uma lesão na mão esquerda.

Roger Machado, o técnico do Inter, terá que improvisar e escolher entre outros jogadores para compor o time.

A partida terá transmissão da Record TV, com participação especial do ídolo colorado, Iarlei.
você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas