As imagens divulgadas pelo Grêmio do treinamento deste domingo trouxeram uma grata surpresa à torcida tricolor: a presença do lateral-direito Leonardo Gomes, de 25 anos, trabalhando com bola ao lado dos demais colegas. Por lesões no joelho direito, ele não atua desde o início de setembro de 2019 e segue sem um prazo claro para poder voltar às partidas oficiais.
Léo está fora do time do Grêmio desde setembro de 2019, quando rompeu o ligamento cruzado do joelho direito na volta da semi da Copa do Brasil contra o Athletico – na semana passada, 700 dias desta partida foram completados. Passou por uma primeira cirurgia de reconstrução e depois por uma nova operação de correção no local por conta de fratura patelar.
“O Léo Gomes foi um caso cirúrgico. Ele estava tratando, teve uma intercorrência nesse período, mas neste momento, o atleta se encontra muito bem, já corre e realiza atividades no campo com a preparação física e atividades de prevenção, que são importantes”, disse o médico gremista Márcio Dornelles em coletiva ainda em abril de 2021.
Nas imagens aproximadas do treino de domingo, é possível ver as cicatrizes no joelho de Leonardo por conta das operações:
O joelho operado do Léo Gomes.
Ele machucou em setembro de 2019, em partida contra o Athletico. Desde lá, nunca mais jogou. pic.twitter.com/QJ7lyau3nZ
— FBI Tricolor (@FBITricolor) August 9, 2021
Contratado junto ao Boa Esporte, Léo Gomes viveu a sua melhor fase entre o meio de 2018 e setembro de 2019, quando chegou a ser titular do Grêmio desbancando nomes como Léo Moura e Galhardo. Foi dele o gol contra o River Plate, na Arena, abrindo o placar na derrota de virada de 2×1 pela volta da semi da Libertadores de 2018.
Atualmente, o elenco tricolor tem para esta posição o jovem Vanderson e o experiente Rafinha. Victor Ferraz treina em separado aguardando o fim do contrato em dezembro. Léo Gomes também tinha contrato até dezembro, mas o Grêmio já ampliou para 2022 para dar segurança em sua recuperação física.