Com a promessa de apostar nas categorias de base, a gestão do novo presidente colorado Alessandro Barcellos já vai recebendo material humano de qualidade para cumprir o projeto. Quem ilustra é o jornal A Bola, de Portugal, que citou dois jovens colorados entre as 100 principais promessas do futebol mundial para 2021.
Nas últimas semanas, o periódico português separou em 10 grupos de 10 jogadores os nomes que podem despontar na temporada, colocando o meia Bruno Praxedes e o atacante João Peglow na lista. O primeiro tem 18 anos, e o segundo, 19.
Praxedes foi citado pelo jornal como “jogador criativo, com apetência para passes de rotura e para verticalizar rapidamente o jogo, com excelente controle de bola e drible, que o tornam bastante forte no um contra um. Apesar dos 1m86cm de altura — que o tornam útil também no jogo aéreo —, é um futebolista bastante rápido e ágil, com frequentes mudanças de velocidade e, como tal, também resistente à pressão. Faz bons movimentos sem bola, que acrescentam dinamismo ao seu jogo, e capacidade de chegada área em apoio. Gosta de assumir o jogo, é muito confiante apesar da idade”
Já Peglow foi caracterizado de “mais um jovem promissor atacante brasileiro, que pode jogar em qualquer dos posicionamentos mais adiantados, seja no centro ou nos flancos. Muito rápido, enérgico e móvel, com excelente primeiro toque, técnica geral e controle de bola, mesmo quando abusa de mudanças constantes de direção. É ainda muito inteligente na procura de espaços, e possui dois pés competentes para a finalização. O excelente drible curto deixa-o praticamente imune à pressão. Mantém o foco mesmo sem bola, procurando provocar e aproveitar erros do adversário. Perigoso em situações de transição ofensiva, face à aceleração e velocidade que impõe na saída”.
Os brasileiros da lista:
3. Gabriel Veron (Palmeiras)
17. Talles Magno (Vasco)
25. Yan Couto (Girona-ESP)
31. Antony (Ajax)
37. Patrick de Paula (Palmeiras)
41. Praxedes (Inter)
66. Brenner (São Paulo)
68. Peglow (Inter)
93. Gabriel Menino (Palmeiras)
95. Kaio Jorge (Santos)