Prestes a assumir oficialmente o cargo, o novo presidente colorado Alessandro Barcellos deixou claro, em entrevista dada ao GZH, que o Inter irá dar prioridade ao Gauchão em 2021. O clube do Beira-Rio segue como o maior vencedor do estadual na história, mas não vence desde 2016.
Neste período, viu o Novo Hamburgo vencer em 2017 e, depois, o rival Grêmio tomar conta com as conquistas em 2018, 2019 e 2020.
“O Gauchão é importante. É um torneio que nós não ganhamos nos últimos anos. Somos o clube que mais ganhou esta competição, não podemos nos desacostumar a ganhar de maneira nenhuma. Precisamos ganhar o Campeonato Gaúcho. Isso também nos dará um lastro para galgar outros títulos”, comentou Barcellos.
Em uma temporada atípica, o intervalo entre o fim do Brasileirão 2020 e o início do Gauchão 2021 será de três dias. Assim, o planejamento do clube envolve o uso de jovens jogadores na disputa do estadual. Aliás, o aproveitamento da base é política institucional de Barcellos para o clube nos seus três anos de gestão.
Primeira rodada e formato do Gauchão
Já foi divulgada a tabela da primeira rodada do Gauchão 2021, previsto para começar no fim de fevereiro (dias 27 e 28).
Inter x Juventude
Caxias x Grêmio
São Luiz x Ypiranga
Novo Hamburgo x Pelotas
Esportivo x São José
Brasil x Aimoré
O regulamento aponta todos contra todos em turno único e os quatro primeiros passam às semifinais. O Grêmio é o atual tricampeão do torneio.