
A vitória contra o Atlético-MG por 2×1 no último sábado, na Arena, pela abertura oficial do Brasileirão, representou um novo momento do Grêmio com a troca de capitães. A braçadeira saiu do braço do volante paraguaio Villasanti e foi parar com o meio-campista Edenilson, que, inclusive, marcou o segundo gol da partida diante dos mineiros.
Perguntado sobre o caso depois do jogo, o técnico Gustavo Quinteros concedeu coletiva de imprensa e avisou que vai seguir buscando novas lideranças para que exerçam o posto de capitão do time. Ou seja, Edenilson não se tornou o detentor fixo da braçadeira.
“Eu avisei aos jogadores que buscaria dois ou três jogadores para que assumissem a faixa de capitão, para que cada um fosse capitão em diferentes jogos e que se tornassem responsáveis perante o grupo. Não seria sempre o mesmo jogador, mas sim uma rotação de capitania. Acho isso bom, porque cada um tem diferentes lideranças e características. Cada um se conecta com diferentes companheiros de forma mais direta”, citou Quinteros.

Grêmio tem candidatos ao posto
Dois jogadores que chegaram na janela do começo do ano surgem como candidatos ao uso da tarja de capitão. O primeiro deles é o goleiro Tiago Volpi, que já vem exercendo a sua liderança no vestiário. Pesa contra ele, porém, o fato de o arqueiro ficar longe do centro de campo e da arbitragem na maioria das vezes.
O outro nome que vem surpreendendo positivamente é o do zagueiro Wagner Leonardo, trazido junto ao Vitória e que tem recebido elogios internos e também da torcida. Ele, aliás, foi quem deu o discurso mais forte no vestiário antes da subida ao gramado para a estreia no Brasileirão:
“Em casa é três pontos, sabemos como funciona. Não vamos deixar para depois, vamos arrancar bem, vamos arrancar muito bem. Aqui os caras têm que ter medo de jogar na Arena. Um corre pelo outro. Vamos arrancar bem, isso é o Grêmio”, declarou Wagner, antes da vitória sobre o Galo.
Quem fecha a lista de candidatos é o centroavante Martin Braithwaite, que também é tradicionalmente elogiado pelo comprometimento e interesse com as coisas do Grêmio. Em vários jogos ele já foi visto saindo até da sua posição habitual para orientar algum colega de outro setor. Ele, inclusive, está recuperado de lesão muscular e viajou com o elenco para a estreia na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, 21h30, diante do Sportivo Luqueño, fora de casa.
Confira as últimas notícias do Grêmio: