O Grêmio usou as redes sociais nesta sexta-feira para sair em defesa do atacante brasileiro Vinícius Jr, do Real Madrid, que foi alvo nesta semana de um comentário racista do presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo. O empresário declarou, durante o programa “El Chiringuito, que o jogador deveria “parar de fazer macaquice” e ir ao “sambódromo do Brasil” caso queira “dançar”.
“Futebol é alegria, é dança, é inclusão. Futebol é gente vibrando e se abraçando, sem espaço para preconceito. Nos solidarizamos com o @vinijr e repudiamos o racismo dentro e fora dos campos. #BailaViniJr! #GrêmioAntirracista“, declarou o perfil oficial do Grêmio no Twitter.
Futebol é alegria, é dança, é inclusão. Futebol é gente vibrando e se abraçando, sem espaço para preconceito. Nos solidarizamos com o @vinijr e repudiamos o racismo dentro e fora dos campos. #BailaViniJr! #GrêmioAntirracista pic.twitter.com/xBt8FYIB5x
— Grêmio FBPA (@Gremio) September 16, 2022
A discussão na Espanha tomou forma por conta do hábito do atacante brasileiro em dançar na comemoração dos seus gols. O jogador Koke, do Atlético de Madrid, declarou que vai acontecer uma confusão caso Vinícius Jr comemore assim no clássico do final de semana pela La Liga.
Por conta da negativa repercussão, Bravo usou as suas redes sociais posteriormente para pedir desculpas e também se explicar:
“Quero esclarecer que a expressão ‘fazer macaquice’ que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (‘fazer idiotices’). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu.
Vinícius Jr promete não parar
Após a campanha #bailavinijr dominar as redes sociais, o atacante do Real Madrid divulgou um vídeo e prometeu não parar de comemorar os seus gols como normalmente faz:
“Dizem que felicidade incomoda. A felicidade de um preto brasileiro, vitorioso na Europa, incomoda muito mais. Mas a minha vontade de vencer, meu sorriso, meu brilho nos olhos são muito maiores do que isso. Fui vítima de xenofobia e racismo numa só declaração. Mas nada disso começou ontem”, disse Vinícius Jr no começo do vídeo divulgado em suas redes sociais.
https://twitter.com/vinijr/status/1570893793028874240
Vinícius Jr é presença assegurada na Seleção Brasileira de Tite para a Copa do Mundo do Catar com início em novembro. Destaque do Real Madrid, ele foi o autor do gol do título da última Champions League para cima do Liverpool.
Veja mais notícias do Grêmio:
- Vídeo: a comemoração de Renato Portaluppi no momento do gol da virada de Thaciano para o Grêmio
- Após vitória, Edilson explica como Renato transforma o ambiente do Grêmio e da torcida: “Energia louca”
- Grêmio x Vasco na Arena tem três gols antes dos 20 minutos e jogador saindo de campo chorando por lesão