No “apagar das luzes” de 2023, o Grêmio soltou um comunicado oficial em seu site confirmando cinco saídas do elenco, dentre elas a do atacante Luan. O jogador voltou ao tricolor no meio da temporada de 2023 depois de um longo período sem jogar pelo Corinthians, onde inclusive virou alvo da torcida com episódios de violência. Porém, pouco jogou na volta à Arena.
As outras saídas comunicadas pelo Grêmio neste novo comunicado já eram conhecidas: Bruno Alves, que tem proposta para jogar no Vitória, Suárez, que reforçará o Inter Miami, Iturbe, já anunciado pelo Cerro Porteño e Gustavinho, de volta ao América-MG.
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica a seus sócios e torcedores, o término do período de contrato de alguns atletas do elenco principal masculino. São eles: o zagueiro Bruno Alves, o meio-campista Gustavinho e os atacantes Luan, Juan Iturbe e Luis Suárez. O Grêmio agradece aos profissionais pela dedicação, comprometimento e entrega durante o tempo em que defenderam a camisa tricolor e deseja sucesso nos novos desafios”, diz o Grêmio.
Grêmio praticamente não utilizou Luan
Desde que voltou, Luan jogou apenas cinco partidas e em todas as ocasiões entrou no segundo tempo, sendo a última na derrota para o Athletico-PR, na Arena. Ao todo, somou 45 minutos em campo sem gols ou assistências. Entre 2016 e 2018, ele virou ídolo da torcida gremista pelo destaque nas conquistas da Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Em 2017, foi eleito o “Rei da América” pelo seu grande desempenho especialmente no tri da Libertadores.