A temporada de 2023 do Grêmio não tem sido animadora no quesito pênaltis convertidos. Tirando as disputas por penalidades em competições de mata-mata como Gauchão e Copa do Brasil, o tricolor tem mais pênaltis perdidos do que convertidos no ano. Everton Galdino, Suárez e Cristaldo foram os jogadores que já erraram desde janeiro.
O último a perder foi Cristaldo, que teve a chance de empatar o jogo contra o Fortaleza ainda no primeiro tempo no sábado, mas escorregou e chutou por cima. Se entrasse, nem valeria, já que nitidamente, pela escorregada, a bola saiu com “dois toques”.
O erro do argentino foi o 6° em 10 cobranças durante os tempos normais dos jogos do Grêmio em 2023. Suárez lidera o ranking das perdas de pênalti, com três, enquanto Cristaldo tem duas e Galdino uma. O levantamento abaixo é do Globoesporte.com.
- Galdino – Caxias – Campeonato Gaúcho – Perdido
- Suárez – Ferroviário – Copa do Brasil – Perdido
- Suárez – Ypiranga – Campeonato Gaúcho – Perdido
- Suárez – Caxias – Campeonato Gaúcho – Convertido
- Suárez – Santos – Brasileiro – Perdido
- Cristaldo – Bragantino – Brasileiro – Convertido
- Cristaldo – São Paulo – Brasileiro – Convertido
- Cristaldo – Coritiba – Brasileiro – Convertido
- Cristaldo – Bahia – Copa do Brasil – Perdido
- Cristaldo – Fortaleza – Brasileiro – Perdido
Renato tirou Cristaldo no intervalo de fortaleza 1×1 grêmio
Exatamente por conta do pênalti perdido contra o Fortaleza, Cristaldo, na leitura do técnico Renato Portaluppi, ficou “cabisbaixo” e por isso foi substituído logo no intervalo:
“No primeiro tempo, eu coloquei o Franco (Cristaldo) pelo lado para acompanhar o lateral e ele se desgastou. Depois do pênalti, senti ele cabisbaixo. O desgaste do Franco e a perda do pênalti que achei que ele sentiu”, justificou o treinador do Grêmio.