Mexendo em diferentes áreas do Grêmio, a nova direção do clube, comandada pelo presidente Alberto Guerra, tomou a mais dura decisão desde que assumiu o poder. Nesta quarta-feira, a gestão deu andamento à extinção do chamado “time de transição”, que inicialmente comportava jogadores até 23 anos e, recentemente, passou a ser até 21.
O técnico Cesar Lopes, que chegou a dirigir o time profissional interinamente em algumas ocasiões, já foi comunicado do seu desligamento. Em 2022, o clube terminou com mais de 20 atletas na transição e cada um deles terá o caso avaliado, seja para subir ao profissional ou ser negociado com outras equipes.
“O que é a transição? São jogadores que estouraram a idade da base e talvez não estejam ainda prontos o suficiente para estarem no grupo profissional. Mas essa passagem tem que ser de um ano ou um ano meio. Não deu? Aí passa para outro mercado, vendas menores. O que eu não faria é transformar numa equipe sub-23, onde se contrata jogadores para lá, ficam por 3, 4 anos, com salários altos, onde os jogadores parece que perderam o objetivo de subir. Ficam muito acomodados”, disse Alberto Guerra, durante a campanha, à RDCTV.
Em 2021, com nomes como Elias e Pedro Lucas, o time de transição do Grêmio terminou como campeão do Brasileirão de Aspirantes. Mesmo que alguns bons resultados tivessem ocorrido, havia a leitura de uma certa “acomodação” dos jogadores que ficavam neste grupo e que não tinham muitas chances de serem chamados ao profissional. A nova gestão gremista entendia este time como um gasto extra.
Recentemente, nomes como o zagueiro Natã – que esteve emprestado ao Aimoré – e o meia Gabriel Silva foram para o profissional sem ter passado por período longo na transição.
Grêmio se reapresenta já nesta quinta-feira
Com Renato Portaluppi já em Porto Alegre e tratando de diferentes temas com a direção, o Grêmio se reapresenta oficialmente nesta quinta-feira à tarde no CT Luiz Carvalho para o começo de pré-temporada. Os primeiros dias serão dedicados aos exames de rotina e atividades físicas.
Em termos de reforços, o primeiro a chegar foi o meia Pepê, que pertencia ao Cuiabá – ele até já se manifestou nas redes sociais como novo jogador do Grêmio. Os outros próximos do anúncio são Reinaldo, Bruno Uvini, Carballo, Cristaldo e Everton Galdino.
VEJA MAIS NOTÍCIAS:
- Presidente do Inter faz reclamação pública a clubes brasileiros, mas poupa o Grêmio
- Mesmo com contrato, Juninho Capixaba não retorna e fecha com rival por quatro anos
- Vice promete jogadores que “briguem por cada centímetro” e explica demora nos anúncios
- Zagueiro acertado com o Grêmio ajudou Vargas a jogar no clube em 2013: “Peguei referências”
- Reunião entre direção do Grêmio, Renato e Kannemann termina sem acerto e clube já mira outro substituto