
Apesar da derrota de 3×0 fora de casa para o Atlético-MG, o Grêmio segue vivo na briga por uma vaga à próxima Libertadores e atualmente é o 5° colocado com 59 pontos, restando três jogos para o término do Brasileirão. Na quinta, às 19h, o rival é o Goiás na Arena e depois há o Vasco, também na Arena, domingo, às 18h30. O tricolor fecha o ano na outra quarta, 21h30, fora, contra o Fluminense.
Na rodada do final de semana, três times brasileiros garantiram matematicamente a vaga para a próxima Libertadores, casos de Palmeiras, Flamengo e Botafogo. Já estão nela o Fluminense, por ser o atual campeão e o São Paulo, que faturou a Copa do Brasil. Atlético-MG e Bragantino também estariam se classificando no atual cenário.
Matematicamente, o Grêmio garante a sua vaga na Libertadores com vitória sobre o Goiás na quinta-feira e pode até conseguir em caso de derrota, desde que o Athletico não vença o Cruzeiro, no mesmo dia, em Minas Gerais. Para evitar a pré-Libertadores, no entanto, o tricolor precisará ficar entre os quatro.
Tricampeão, o Grêmio venceu a maior competição do continente pela última vez em 2017, embalado pelas grandes atuações de Luan e Arthur e com Geromel e Kannemann seguros na zaga, além do comando de Renato Portaluppi. A última participação do clube foi em 2021, quando caiu na “pré” para o Del Valle.
Grêmio próximo? Os 28 times já classificados para a Libertadores de 2024:
- Brasil (São Paulo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Flamengo)
- Argentina (River Plate, Rosario Central e Talleres)
- Venezuela (Deportivo Táchira, Caracas, Portuguesa e Academia Puerto Cabello)
- Peru (Universitario, Sporting Cristal, Melgar, Alianza Lima)
- Equador (LDU, Independiente Del Valle, Barcelona, El Nacional)
- Paraguai (Cerro Porteño, Sportivo Trinidense, Libertad)
- Colômbia (Atlético Nacional, Millonarios)
- Bolívia (The Strongest, Bolívar)
- Chile (Cobresal)