Figueroa explica por que o Inter não ganhou Libertadores nos anos 70: “Preocupação era vencer Gre-Nal”

Ex-zagueiro chileno fez mais de 300 partidas pelo colorado

Ídolo da torcida e personagem marcante da história do Inter, Elias Figueroa participou de entrevista ao programa Bola Nas Costas, da Rádio Atlântida, para explicar um tema sempre muito “cobrado” por torcedores: por que o clube não venceu a Libertadores com a geração vitoriosa dos anos 70? Segundo as palavras do ex-zagueiro chileno, a preocupação daquele tempo era bem outra.

Para Figueroa, o Inter montava os seus elencos naquele período sempre pensando em ganhar do Grêmio e por consequência faturar o Gauchão. Na época, a Libertadores não tinha tanto peso como passou a ter especialmente dos anos 80 em diante:

EXCLUSIVA – Campanharo vê Inter perto de títulos, explica altos e baixos no clube e mantém carinho: “Zero mágoa”

“O Inter não foi campeão da Libertadores naquela época porque queria ganhar Gre-Nal. Vencer o Gauchão era mais importante do que vencer fora. Nos faltou pensar nisso. Eu, que vinha do Peñarol e tinha vencido, sabia do peso da América. Mas aqui era outra cultura”, declarou Figueroa, à Rádio Atlântida, em fala publicada por GZH.

Naquela década, apenas o campeão e o vice do Brasileirão disputavam a Libertadores. Tricampeão nacional nos anos de 1975, 1976 e 1979, o Inter focou na competição continental em 1980, mas acabou perdendo a decisão para o Nacional, do Uruguai.

Inter de volta à Libertadores

Sempre com a torcida de Figueroa, o Inter está de volta à disputa da Libertadores na temporada de 2025 após um ano de ausência. Por ter sido o 5° colocado na última edição do Brasileirão, o colorado vai ingressar diretamente na fase de grupos e conhecerá os seus rivais em sorteio a ser feito em março. A estreia está prevista para o começo de abril.

Veja mais notícias do Inter:

1 De 5
você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas