
Depois de cerca de dois meses de paralisação, o Gauchão ganhou uma nova luz sobre o seu retorno em reunião nesta terça-feira. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) se reuniu com os clubes e propôs a volta em meados de julho, sem rebaixamento e possibilidade de novas inscrições de jogadores.
Para que o campeonato volte nesses moldes, será preciso aprovação unânime dos clubes participantes em nova reunião nesta quarta-feira, a partir das 14h. A dupla Gre-Nal já votou de forma favorável ao retorno.
#Grêmio | Grêmio é favorável a proposta de retorno do Gauchão. Sem rebaixamento, liberação de novas inscrições e começo na segunda quinzena de julho e encerramento em agosto. Votação acontece nesta quarta-feira 14:00 e aprovação precisa ser unânime. @EsporteBandRS
— Marcelo Salzano (@marcelosalzano) May 12, 2020
O Inter é favorável à volta do Gauchão em meados de julho e sem rebaixamento. Clube já deu seu voto na reunião de hoje.
Votação será finalizada amanhã às 14h.https://t.co/KtQAOlToBo
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) May 12, 2020
A possível volta do estadual gaúcho respeitará as recomendações de distanciamento social controlado do Governo do RS, que dividiu 20 regiões estratégicas estabelecendo a cada uma delas cores de bandeiras diferentes de acordo com o risco de contágio do coronavírus.
O Globoesporte.com lembra que “a única das oito cidades que recebem jogos do Gauchão que está com a cor amarela é Ijuí, que abriga o São Luiz. As demais foram classificadas com a cor laranja”. A bandeira amarela libera treinos coletivos, enquanto a laranja apresenta risco médio e permite que clubes operem com 25% do quadro de funcionários e com atendimento “individualizado de atleta profissionais e amadores por ambiente, respeitando o teto de ocupação”.