Para evitar mais um final de semana de polêmicas e reclamações de arbitragem, a Federação Gaúcha de Futebol após na experiência de arbitragem para não ter problemas em Juventude x Grêmio e Inter x Caxias nos duelos de volta da semifinal do Gauchão. Os dois jogos acontecem neste sábado, sendo o primeiro às 16h30 no Estádio Alfredo Jaconi e o segundo às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
No jogo de Caxias do Sul, o apito ficará nas mãos do experiente Anderson Daronco para Juventude x Grêmio, enquanto Roger Goulart será o árbitro de campo em Inter x Caxias. Os árbitros do VAR serão de fora do Rio Grande do Sul: Caio Max Augusto Vieira (RN) no duelo em Caxias do Sul e Rafael Traci (PR) no confronto em Porto Alegre.
- Jogadores do Inter entram na campanha contra gramados sintéticos: “É um absurdo”
Juventude x Grêmio
Árbitro: Anderson Daronco
Bandeira 1: Maíra Mastella Moreira
Bandeira 2: Tiago Kappes Diel
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Inter x Caxias
Árbitro: Roger Goulart
Bandeira 1: Jorge Eduardo Bernardi
Bandeira 2: Fagner Bueno Cortes
VAR: Rafael Traci (PR)

FGF explicou VAR de fora
Em coletiva no começo da semana ao lado do chefe de arbitragem Leandro Vuaden, o presidente da FGF Luciano Hocsman justificou as razões para a escolha de VAR de fora do RS a partir da semifinal. Inicialmente, a entidade era contra esta ideia.
“Diante do clima bélico, eu preciso, como responsável e mediador, tomar atitude. Não tinha nenhuma intenção de fazer isso, mas, diante desse clima perigoso, nos faz não ter alternativa a não ser ter arbitragem de VAR de fora do Rio Grande do Sul. Para acalmar o que está acontecendo aqui. É dolorido para mim. Pela confiança que eu tenho e segurança que eu tenho no comprometimento do árbitros gaúchos. Mas, pensando em arrefecer os ânimos, faremos isso”, citou Hocsman.
Em Caxias do Sul, o Grêmio joga com a vantagem do empate por ter feito 2×1 em casa na ida. Já no Beira-Rio, o Inter pode até perder por um gol de diferença após a vitória de 2×0 fora de casa.