Com a missão de manter o Grêmio pacificado, unido politicamente e tirar o time da lanterna do Brasileirão, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, chega também com autonomia para tratar das carências do elenco e indicar reforços ao clube. O meia Giuliano, que recentemente rescindiu com o Istanbul Basaksehir, da Turquia, ganha força para um eventual retorno sob esta ótica.
Isto porque Felipão é um confesso admirador do atleta, com quem trabalhou no próprio Grêmio entre 2014 e 2015, durante a sua última passagem.
“Essa decisão (montagem de elenco) é total do Felipe, tem absoluta autonomia sobre o assunto. A decisão do elenco e do modelo de jogo é absolutamente do Felipe”, disse o vice-presidente de futebol Marcos Herrmann em coletiva nesta quarta-feira.
No entanto, a informação que também é trabalhada internamente pelo Grêmio é de que o foco inicial de Giuliano é ouvir novas propostas de clubes do exterior antes de pensar em voltar ao Brasil. O “fator Felipão”, claro, também pode ser algo a convencê-lo.
Lateral-esquerda do Grêmio
As recentes más exibições de Diogo Barbosa como titular do Grêmio podem fazer Felipão olhar com mais atenção ao jovem Guilherme Guedes, que vem sendo relacionado nas últimas partidas, mas ainda sem ter a esperada sequência de jogos. Barbosa trabalhou com o treinador no Palmeiras, e este também seria um ponto a favor para uma possível recuperação do seu futebol.
Cortez, segundo o próprio Grêmio, segue totalmente inserido no contexto do clube e continua à disposição, embora tenha contrato somente até dezembro deste ano. Recentemente, esteve na mira do Bahia. Mesmo com a chegada da nova comissão técnica, não tende a ser a primeira opção.
A apresentação oficial de Luiz Felipe Scolari acontecerá na próxima sexta-feira depois do treinamento. Se estiver regularizado junto à CBF, ele já comanda o Grêmio sábado, 16h30, no Gre-Nal da Arena.