Estreia com gol e despedida com assistência em jogo que tirou título do Inter: relembre a passagem de Douglas Costa pelo Grêmio

Reportagem do Zona Mista recupera a trajetória do meia-atacante com a camisa tricolor

Publicidade

Por Pedro Trindade

Anunciado oficialmente pela direção nesta sexta-feira (21), Douglas Costa retorna ao Grêmio onze temporadas após deixar o clube. O jogador será emprestado pela Juventus até julho de 2022 e terá renovação automática do contrato até o fim de 2023. A reportagem do Zona Mista regressou ao ano de 2008, antes de o meia atuar pelo Velho Continente, e recupera a trajetória da antiga joia e novo reforço do clube gaúcho.

Promovido aos profissionais aos 18 anos, Douglas Costa vestiu a camisa tricolor em 37 oportunidades, entre outubro de 2008 e dezembro de 2009. Logo na estreia, o canhoto tratou de apresentar o seu cartão de visitas. Foi dele o primeiro gol na vitória sobre o Botafogo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na etapa complementar, foi substituído sob aplausos da torcida presente no Estádio Olímpico.

A meteórica passagem reservaria ainda um segundo gol à jovem revelação da Azenha. Douglas Costa voltou a balançar as redes adversárias em novembro de 2009. Em seu penúltimo jogo pelo Grêmio, ele abriu o placar no triunfo por 4 a 2 sobre o Barueri, em Porto Alegre.

Na rodada seguinte, a última do Brasileirão daquele ano, Grêmio e Flamengo travaram um embate decisivo em um Maracanã tomado por mais de 84 mil espectadores. Desta vez, o meia-atacante não estufou as redes, mas isso não o impediu de ter uma atuação de destaque.

Douglas Costa cobrou o escanteio que terminou no gol de Roberson. A partida, no entanto, ficou marcada por um fato curioso: se o placar permanecesse favorável ao Tricolor, o Inter seria o campeão da competição. David Braz e Ronaldo Angelim garantiram a virada rubro-negra, e o Flamengo faturou o caneco.

Em janeiro de 2010, o jogador chegou a integrar a delegação que viajou para a pré-temporada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, mas acabou sendo negociado com o Shakthar. O valor da transferência foi de aproximadamente 6 milhões de euros. O atleta, hoje com 30 anos, passou ainda por Bayern de Munique e Juventus, além de ter disputado a Copa do Mundo de 2018 pela Seleção Brasileira.

Entre no canal do WhatsApp do Zona Mista e receba notícias do Grêmio em tempo real. (Clique Aqui)