Grêmio

Em nota, CBF não atende demanda dos gaúchos e convoca reunião para o dia 27 de maio

Entidade fez uma manifestação oficial já na noite deste domingo, dia 12

Ainda sem definição sobre a paralisação ou não dos seus campeonatos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF – se manifestou em nota oficial na noite deste domingo. O principal conteúdo do comunicado é a convocação da entidade para uma reunião entre todos os clubes marcada para o dia 27 de maio.

O dia 27, aliás, foi o prazo final da suspensão de jogos dos times gaúchos em função da tragédia vivida no estado. Por ela, Inter, Juventude e Grêmio assinaram nota conjunta neste final de semana pedindo o adiamento de três rodadas da Série A, o que sequer foi tratado pela CBF nesta nova nota. Assim, até este momento, as próximas rodadas do Brasileirão continuam normalmente com os confrontos das equipes de outras regiões.

Pressionada inclusive pelo Governo Federal, via Ministério do Esporte, a CBF repassou a demanda de uma possível paralisação aos demais clubes. Times como Flamengo e Palmeiras já abriram ser contra a parada geral, enquanto Atlético-MG e Athletico, por exemplo, são favoráveis.

A nota oficial da CBF neste domingo

“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024. Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.

Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios. A entidade comunica que todos os seus diretores das áreas específicas vão participar da reunião para facilitar ao máximo a deliberação dos clubes.”

LEIA MAIS:

Artigos relacionados