Em conversa realizada durante esta quinta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deu aval para Luciano Hoscman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), seguir organizando a continuidade do Gauchão, que irá neste final de semana para a sua quarta rodada da primeira fase.
Mas há uma ressalva diante da preocupação do poder público com o avanço do coronavírus. Assim, todos os jogos só poderão iniciar depois das 20h, independentemente do dia marcado. A FGF confirmou que Inter x Ypiranga será às 20h no domingo e Esportivo x Grêmio também às 20h, mas de sábado.
“Depois de muita conversa, o governador autorizou a sequência do Campeonato Gaúcho, com a condição de todo jogo ser realizado no horário noturno”, disse Hocsman à Rádio Bandeirantes, antes de acrescentar:
“Se houver essa necessidade (de diminuir os profissionais nos estádio), nós iremos nos reunir novamente para debater o que é mais seguro”.
As últimas semanas apresentaram uma acentuada piora no quadro de Covid-19 no estado. Só em Porto Alegre, que é a capital, foram registradas 800 internações em UTIs, e o estado chegou ao 10° dia seguido com mais de 100% de ocupação geral de leitos de UTIs.