Das três posições buscadas no mercado, a de centroavante, meia de armação e volante, a primeira delas parece já ter sido encontrada pelo Grêmio, que está negociando a contratação de Diego Churín, argentino de 30 anos e jogador do Cerro Porteño, do Paraguai, desde 2017.
Em contato com o site GaúchaZH, o vice-presidente de futebol gremista Paulo Luz confirmou o interesse no nome de Churín, alegando que ele pertence a uma lista com mais nomes:
“(Chegamos ao nome pela) Nossa área especializada, o CDD, pelos nossos relacionamentos. É um nome em uma lista de mais gente”, declarou.
Na avaliação do Grêmio, Churín é atleta de área e de imposição física, semelhante a Diego Souza. O valor de mercado do argentino é 750 mil euros (R$ 4,9 milhões na conversão atual), segundo o Transfermarkt, e ele tem 52 gols em 127 partidas pelo Cerro.
Em termos de carreira, o jogador já tinha ido bem no Unión Española-CHI, marcando 20 gols em 36 duelos. Tem também passagens no Chile por Curicó e Universidad Concepción. Na Argentina, foi revelado pelo Independiente, onde atuou entre 2007 e 2013.