
Mais aliviado no Brasileirão após vencer o Fortaleza por 2×1 nesta terça-feira (29), na Arena, o Grêmio se prepara para encarar o Fluminense no sábado (2), às 21h, no Maracanã. O duelo marca o reencontro com o técnico Renato Portaluppi, hoje à frente do time carioca. Com 20 pontos, o Tricolor segue na 14ª colocação, mas se afastou da zona de rebaixamento.
Para o confronto, Mano Menezes terá que lidar com desfalques importantes. Marlon e Cristian Olivera estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Gustavo Martins, improvisado na lateral direita, saiu com dores musculares e será reavaliado. A lateral segue como setor mais problemático: João Pedro está lesionado, Igor Serrote foi negociado, e João Lucas ainda se recupera de lesão. Camilo, que treinou na função, deve ser mantido.
Além disso, os reforços Balbuena e Carlos Vinícius não devem estrear no Rio. Mano projeta a primeira aparição da dupla apenas contra o Sport, na Arena, no dia 10 de agosto.
“A gente pode fazer tudo no futebol, mas as vitórias são fundamentais para dar um passo à frente, diminuir a pressão que atrapalha e que faz o jogo simples ficar difícil. A vitória diminui a pressão para o jogo seguinte, que é fora, porque você fez a obrigação em casa”, destacou Mano Menezes em entrevista coletiva após a vitória contra o Fortaleza.
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!

Grêmio repete base e aposta em equilíbrio tático
Com poucas opções, Mano deve repetir a estrutura do time que venceu o Fortaleza, com ajustes pontuais. Camilo deve seguir na lateral direita, enquanto Pavón e Braithwaite ganham sequência no ataque. Alysson, que atuou por dentro, também deve ser mantido.
Sem Carballo, Grêmio divulga relacionados contra o Fortaleza; entenda caso do volante
A expectativa é de um time mais compacto, com melhor ocupação de espaços e transições rápidas. A vitória recente trouxe confiança, mas o desafio contra o Fluminense exige atenção redobrada.
“Estabelecemos uma ideia tática diferente em relação aos jogos anteriores. Nosso atacante ficava muito isolado. Colocamos Olivera por fora e Alysson por dentro para se aproximar do Braithwaite. Poderíamos ter feito 3×0 numa bola parada e liquidar o jogo”, explicou Mano.
Provável escalação do Grêmio tem: Tiago Volpi; Camilo, Wagner Leonardo, Kannemann, Lucas Esteve; Dodi, Villasanti, Riquelme; Alysson, Braithwaite, Pavón.
Inter 1×1 Vasco: CBF bate o martelo e decide sobre expulsão de Léo Jardim
Próximos jogos:
- 🗓️ Sábado, 2 de agosto – 21h Fluminense x Grêmio – Maracanã – Brasileirão
- 🗓️ Domingo, 10 de agosto – 20h30 Grêmio x Sport – Arena do Grêmio – Brasileirão