O técnico Renato Portaluppi, cujo contrato vai apenas até dezembro deste ano com o Grêmio, tem uma opção a menos para a temporada de 2025. Antes apontado como alvo do Cruzeiro, ele viu nesta segunda-feira o time mineiro demitir Fernando Seabra e anunciar a contratação de Fernando Diniz, que estava livre no mercado desde a saída do Fluminense e assina até o fim do próximo ano.
“Atual campeão da Copa Libertadores, da Recopa Sul-Americana e com passagem recente pela Seleção Brasileira, o técnico inicia sua trajetória no clube estrelado nesta terça-feira (24), quando já comandará os treinamentos da equipe. Junto ao treinador, que foi atleta do Cruzeiro em 2004, chegam os auxiliares Eduardo Barros e Wagner Bertelli. O vínculo dos profissionais com o clube é válido até o final da temporada 2025. Que seja o início de uma trajetória de sucesso! Nação Azul, deixe sua mensagem de boas-vindas para a nossa nova comissão“, diz nota oficial do clube mineiro.
Naturalmente, a ida de Diniz ao Cruzeiro amplia as chances de Renato permanecer no Grêmo para 2025, que será o último ano do primeiro mandato da gestão do presidente Alberto Guerra. Ainda assim, a direção gremista só planeja sentar e conversar com o treinador ao final do Brasileirão.
Em caso de uma arrancada com boas atuações e conquista de vaga para a Libertadores, Renato terá ainda mais possibilidades de ser convidado para ficar no clube. Há algumas semanas, o treinador deu entrevista ao portal GZH afirmando ter recebido duas propostas de times brasileiros ao longo do ano, ampliando o mistério e os rumores sobre o futuro.
O pensamento do Cruzeiro
Em um primeiro momento, o Cruzeiro planejava manter o ainda novato Fernando Seabra até o final do ano, mas os recentes tropeços no Brasileirão abreviaram o trabalho. No domingo, o time ficou no 0x0 fora de casa com o Cuiabá, que segue na zona do rebaixamento. Já a Raposa ocupa o 7° lugar com 42 pontos, brigando por vaga na próxima Libertadores.
Com a demissão de demitir Seabra, o Cruzeiro optou por agir rápido no mercado e encontrou o nome de Fernando Diniz livre, sem necessidade de negociação demorada. Além do Brasileirão, o clube também está envolvido na Copa Sul-Americana e está em vantagem contra o Libertad nas quartas de final.
Renato encerra período suspenso
Ainda com uma série de rumores sobre o seu futuro, Renato encara o presente e celebra o fim da sua suspensão. Neste domingo, ele cumpriu o último jogo de gancho na vitória de 3×2 sobre o Flamengo, na Arena, pelo Brasileirão – o seu auxiliar Marcelo Salles dirigiu o time. Portaluppi, que volta à casamata na quarta, 19h, em casa, contra o Criciúma, usou as redes sociais para se manifestar sobre a recente vitória:
“Tínhamos plena consciência da grande responsabilidade de enfrentar o Flamengo. Mesmo com time alternativo, a equipe tem uma qualidade muito grande. Não fizemos nossa melhor partida, mas garantimos os três pontos, trazendo mais tranquilidade para seguir trabalhando e mirando objetivos maiores. Jogar na nossa Arena faz toda a diferença. Somos mais fortes em casa. Se tivéssemos disputado o campeonato inteiro em nosso estádio, hoje estaríamos brigando pelo G-4”, escreveu Renato, no Instagram, nesta segunda-feira.
Depois da vitória para cima do Flamengo, construída com gols de Cristaldo, Braithwaite e Diego Costa, o Grêmio de Renato foi ao 12° lugar da tabela com 31 pontos. Para pegar o Criciúma na quarta, o principal retorno será o do zagueiro Jemerosn, de volta após cumprir suspensão.
Leia mais:
- Tite avalia risco de demissão no Flamengo e comenta suposto interesse do Grêmio
- Diego Costa cai na gargalhada e revela aposta com Edenilson durante Grêmio x Flamengo
- Grêmio sobe o tom contra o Flamengo por denúncia de suposto racismo: “Canalhice”