Com o Rio Grande do Sul e sua capital ainda castigados pelas chuvas e pela enchente, a situação do calendário de Grêmio e Inter segue incerta, gerando diversas especulações. Nas últimas horas, circulou nas redes sociais uma possibilidade de exclusão da dupla Gre-Nal de Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, com vaga garantida nas competições em 2025.
Isso se daria pela dificuldade de remarcar os jogos adiados e promover as partidas que ainda restam nas fases de grupos. No momento, porém, a Conmebol não trabalha com a ideia de exclusão de Grêmio e Inter e tem se mostrado sensível à dramática situação do Rio Grande do Sul. A entidade está em contato com a dupla Gre-Nal buscando a melhor solução possível, nem que seja a realização dos jogos em outras localidades.
- “Me chama muito a atenção que o campeonato não foi paralisado”, diz goleiro do Grêmio
- Dunga solta o verbo e rasga elogios a Scobby: “Diferente daqueles que não botam jet-ski em água suja”
“Não existe qualquer possibilidade de exclusão dos clubes gaúchos das competições. A entidade tem sido sensível aos pedidos da dupla Gre-Nal. Até agora, duas rodadas de cada torneio foram adiadas”, relata o repórter Eduardo Gabardo, no site GZH.
No calendário interno, a CBF estipulou a suspensão dos jogos de todos os times gaúchos até o dia 27 de maio. Pressionada até pelo Governo Federal para paralisar as competições temporariamente, a entidade enviou nas últimas horas um ofício para que os demais clubes se posicionem. A decisão será tomada em maioria.
Até este momento, os próximos jogos da dupla Gre-Nal nas competições continentais são os próximos jogos marcados são Inter x Belgrano (28/5) pela Sul-Americana e Grêmio x The Strongest (29/5) pela Libertadores. Caso as datas sejam mantidas, os times gaúchos precisarão buscar outros estádios. Já se sabe que Beira-Rio e Arena levarão mais tempo para ficarem novamente prontos.
Os jogos adiados de Grêmio e Inter
Após iniciar a Libertadores com duas derrotas, o Grêmio se recuperou ao vencer o Estudiantes fora de casa, crescendo na briga por vaga às oitavas de final. Em seguida, teve os jogos contra Huachipato fora e Estudiantes em casa adiados. Já o Inter, que havia vencido o Delfín fora pela Sul-Americana, teve adiados os duelos contra Real Tomayapo fora e Delfín em casa.